Procedimento injetável promete eliminar microvasos

Durante o tratamento, o paciente deve evitar a prática de atividades físicas por três dias

“Os microvasos são alterações de caráter familiar, bem mais frequentes nas mulheres que nos homens”

Não tem coisa pior para uma mulher que ver surgirem os “vasinhos” nas pernas. Esteticamente falando, as telangiectasias (os popularmente conhecidos vasinhos ou microvasos) fazem muitas mulheres esconderem as pernas. Mas, o PEIM chegou para acabar com isso!!
Os microvasos, ou “vasinhos”, são alterações de caráter familiar, bem mais frequentes nas mulheres que nos homens e ocorrem com maior frequência nas pernas e coxas. Suas causas ainda não são bem definidas, mas sabe-se que ordens genéticas, reposições hormonais (como o uso de anticoncepcionais, por exemplo), gravidez, sedentarismo e obesidade, estão entre suas principais causas.
Minimamente invasivo e praticamente indolor é o chamado Procedimento Injetável para Microvasos (PEIM), ou seja, a secagem de vasinhos. É muito simples e pode ser feito em clínicas ou consultórios onde há um Biomédico Esteta, profissional qualificado e habilitado que pode realizá-lo.
Esse procedimento consiste na aplicação de uma substância esclerosante no interior desses microvasos, a qual irá agir, levando a uma contração do mesmo, fazendo com que se feche e não haja mais passagem sanguínea. A substância é posteriormente metabolizada pelo organismo.
Há inúmeras substâncias esclerosantes que podem ser utilizadas, entre elas, a glicose hipertônica, o método mais eficaz e considerada também o padrão ouro nessa linhagem de tratamento. Os resultados são efetivos e, por ser um fármaco biocompatível, não causa reações alérgicas na pele nem proporciona risco de choque anafilático ou úlceras isquêmicas.
O tratamento é bem simples e eficaz. Utiliza-se uma agulha pequena e fina para injetar a solução. Este tratamento é indicado apenas para os vasos bem finos. O número de sessões é variável de caso para caso, porém, na primeira sessão já é notável um clareamento de até 60% dos vasos que vão se eliminando no decorrer das sessões. O intervalo entre elas se dá a cada 15 dias, uma vez que este seria o tempo de ação da medicação utilizada.
Durante o tratamento, o paciente deve evitar a prática de atividades físicas por três dias e a exposição solar por até trinta dias após a aplicação. Por essa razão, o inverno é uma época perfeita para a realização do tratamento.
Como todo procedimento estético, o PEIM possui contraindicações. Ele não é indicado para gestantes, lactantes, pacientes com ou em tratamento de neoplasias, com infecções locais, diabéticos descompensados e pacientes com problemas circulatórios.
Para a realização do procedimento, também é fundamental buscar orientação de profissionais qualificados para resultados satisfatórios.

Nathalia Galhardo
Biomédica
Fisioarte
CRBM:35624