Processo seletivo do CAMP tem 447 candidatos inscritos

Saiba como funcionam todas as etapas e como os jovens são inseridos no mercado de trabalho

Todos os anos, o CAMP (Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro) abre inscrições para uma determinada faixa etária, sempre na sequência das datas do ano anterior. A família preenche a ficha de inscrição com as informações pessoais, sociais, escolares e econômicas. Esta é a primeira etapa. Em seguida, é avaliada a vida escolar e depois é feita uma avaliação escrita. Todas estas notas são ponderadas e vão compor a lista dos pré-classificados. Por fim, de posse desta lista, é feita a visita domiciliar pela Assistente Social e pela Psicóloga ao grupo dos melhores classificados de acordo com a necessidade do momento. Com isto, fecha a lista dos aprovados.
Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que jovem esteja: (Lei Federal 10097/2000) cursando o último ano do ensino fundamental ou o ensino médio ou ter terminado o ensino médio, além da idade entre 14 a 24 anos.
Anualmente, recebemos 250 a 300 inscrições. Por ser um processo atípico (pandemia da Covid-19), não abrimos o processo em 2020 e o fizemos neste ano, atingindo as idades dos dois períodos. Então, tivemos 447 candidatos inscritos.
Os não aproveitados nesta primeira etapa ficam numa espécie de “banco de talentos” e, de acordo com a demanda (contratações pelas empresas) serão chamados.
Com os aprovados é feito um treinamento inicial de formação básica, com a supervisão pedagógica, onde avaliamos as habilidades de cada um. Este é o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho. O curso possibilita o conhecimento e o treinamento para o melhor enfrentamento a um processo seletivo/entrevista na empresa. Recebem conhecimentos de como se portarem em uma entrevista de emprego, de como montar um currículo, de sua postura, de linguagem profissional, etc…
Neste momento, estará apto a ser encaminhado para entrevistas.
Quando a empresa contrata o jovem na modalidade de Jovem Aprendiz, em cumprimento a cota determinada pela lei (10097/2000), é feito um contrato de parceria entre CAMP e Empresa. O CAMP contrata o jovem com todos seus direitos e deveres, o matricula no curso formativo obrigatório e o encaminha para a Empresa parceira. Em todo o período do contrato, o CAMP efetua o acompanhamento ao desempenho do jovem na Empresa bem como escolar, tanto na escola quanto no curso obrigatório oferecido pela Entidade.
O treinamento inicial dura, em média, 40 horas. O curso de formação tem a duração de 18 meses, tempo este o período do contrato de trabalho do Aprendiz. Contrato este por prazo determinado.
Direção CAMP