PROCON de Cosmópolis esclarece dúvidas sobre trocas após compras de fim de ano

Consumidor deve estar atento à política de troca da loja

Atualmente, a Fundação PROCON.SP faz atendimento presencial e virtual. Também é possível tirar dúvidas e registrar reclamações através do site e pelo aplicativo ProconSP disponível para Android e iOS. Estando também presente nas principais redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. A Fundação Procon-SP possui oito Núcleos Regionais – em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Os núcleos dão suporte aos Procons municipais, além de atividades de fiscalização, orientação financeira, educação para o consumo e orientação ao fornecedor.

Em Cosmópolis
No PROCON Municipal, em Cosmópolis, Robson Alexandre de Oliveira é o Coordenador e Assessor Técnico de Defesa do Consumidor. Após as compras no mês de dezembro, vários clientes possuem dúvidas sobre prazos, produtos de promoções ou liquidações, além de tamanhos que podem ou não ser trocados. Para sanar essas dúvidas, o profissional explica. “A função do Procon é a orientação dos consumidores, mas, também é a mediação de conflitos nas relações de consumo e fiscalização. O Procon de Cosmópolis, este ano, completa 14 anos e já tem um grande avanço em defesa do consumidor”.

Troca por gosto
“A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a efetuar a troca no momento da venda”.

Cuidados
“Na compra nas lojas físicas, o consumidor tem que verificar a política de troca, pois, a empresa não é obrigada a trocar. Caso tenha defeito, é dever do fornecedor realizar a troca do produto ou devolver o dinheiro. Caso seja em loja virtual ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de arrependimento de 7 dias. Art. 49 C.D.C.”

Liquidações
“Se a loja informar que o produto em liquidação poderá ser trocado, peça que escreva essa informação na nota fiscal, na etiqueta ou em um cartão da loja para evitar problemas futuros. Isso porque não há obrigação legal de troca por questões de tamanho, cor ou modelo”.

‘Não trocamos peças provadas na loja’
“Novamente, entra na política de troca do fornecedor. Quando o consumidor realiza a compra, ele tem que se informar se há possibilidade de troca, mesmo provando a mercadoria no estabelecimento”.

Roupas e sapatos – falhas ou defeitos
“Roupas e sapatos têm garantia de 90 dias, comprovando falha ou defeito da mercadoria. O consumidor tem que ficar atento na política de troca do fornecedor – se ele não tem um pós-venda que respeite o consumidor, não é indicado comprar”.

O Procon Municipal fica localizado na Rua Otto Herbest, 116, Centro, próximo ao CRTC e o atendimento funciona de segunda à sexta, das 9 horas às 17 horas. O telefone para contato é (19) 3872-5566.