O medicamento Tamiflu, utilizado como tratamento para todos os tipos de gripe, está sendo muito procurado devido ao surto de H1N1. Em Cosmópolis, mesmo que nenhum caso tenha sido confirmado até então, qualquer incidência de gripe mais forte está fazendo com que os médicos receitem a medicação, e, com a preocupação da população, aumenta ainda mais a procura.
De acordo com José Carlos Passos Neto, farmacêutico, bioquímico e proprietário da Farmácia Droga Brasil, a procura pelo Tamiflu está muito grande, principalmente, se comparada ao mesmo período do ano passado. “O que chama atenção é que os surtos de gripe começam no inverno, por causa das condições do tempo e da maior exposição ao vírus nos ambientes fechados; este ano, a epidemia de gripe começou no fim do verão e início do outono, algo bastante atípico”, observa ele.
Segundo o especialista, o Tamiflu é um medicamento muito eficiente para os dois tipos de gripe do vírus influenza: da família A e da família B. “Na família A, entra o grupo do H1N1 e do H3N2; na família B, abrange a gripe comum”, informa. Além disso, ele acrescenta que o Tamifly é eficiente nas primeiras 48 horas da manifestação da doença; se for tomado após este período, ele não terá tanta eficácia.
Uma recomendação, tanto do Ministério da Saúde quanto dos médicos e farmacêuticos, é que, se a pessoa está apresentando sintomas de gripe, e não apresenta febre com temperaturas acima dos 38,5ºC, então ela não deve procurar o hospital de imediato. “Se todas as pessoas com sintomas gripais forem ao hospital, o ambiente será ideal para desenvolver tipos de gripe mais fortes. O recomendado, portanto, é: ao perceber os sintomas, não fazer uso de antibióticos nem antiinflamatórios; apenas usar medicamentos antitérmicos e analgésicos. Caso não haja melhora do quadro clínico, só então o paciente deve procurar um médico”, aconselha o farmacêutico.
A venda do medicamente é apenas sob prescrição médica. O preço do Tamiflu é R$230 na rede privada, o que, na visão do profissional, impossibilita uma venda maior do medicamento. “Para os pacientes do grupo de risco, este medicamento é essencial e precisa ser utilizado no tratamento. Porém, para os demais pacientes, o valor faz com que eles migrem para outros tratamentos. O Tamiflu é disponibilizado na versão de 75 mg, com dosagem a cada 12 horas, durante 5 dias. Na caixa, são dispostos 10 comprimidos”, informa o farmacêutico.
O medicamento também é disponibilizado nos postos de saúde sob prescrição médica; porém, segundo informações do próprio farmacêutico José Carlos, ele está em falta na rede pública de Cosmópolis.