O início do ano já chegou trazendo altas temperaturas com o início do verão e o produto mais procurado do mercado atualmente para amenizar o impacto tão quente do clima é o ar condicionado. Em algumas lojas, o produto se encontra em falta, ocasionando uma espera de até 15 dias para a chegada do equipamento e, assim que chega certa quantidade, os consumidores logo limpam o estoque. Francisco Aguinaldo da Silva é o técnico responsável pela instalação de ar condicionado na MF Refrigeração. Ele relata que, nessa época, a procura pela adaptação do aparelho nas residências atinge uma escala gigantesca.
“Eu e minha equipe estamos instalando muitos aparelhos nessa época de muito calor; chega a ser uma média de 13 aparelhos por dia, inclusive, em todas as classes sociais do município, desde as casas mais luxuosas até as mais simples – todos estão adquirindo o ar condicionado para amenizar tamanho calor que essa época traz”.
Francisco relata que, mesmo no inverno, seu serviço é indispensável, pois, várias pessoas se preparam para as manutenções e para o verão, o que, segundo ele, é correto para evitar fila de espera na agenda lotada dos profissionais dessa área, que atendem uma grande demanda nessa época.
Para o consumidor, a forma mais correta na hora de comprar um aparelho adequado à sua maneira e quantidade de uso é chamar um técnico para fazer a medição do local onde será instalado para que ele instrua a compra de um aparelho com modelo e potência adequados. Moradores de prédios e condomínios que não podem quebrar paredes ou ficam impossibilitados de instalar o ar condicionado devido às estruturas gerais do imóvel devem pedir permissão e analisar a possibilidade de instalar o sistema central, onde o ar passa por dutos e não há alterações nem quebra de paredes.
Vale lembrar que climatizadores não possuem a mesma função que o ar condicionado. Os climatizadores umidificam e refrescam o ar, mas, não refrigeram, o que é uma função exclusiva do ar condicionado.