Procurado pela Polícia Civil de Mococa é preso pela Polícia Municipal

Um homem, que estava sendo procurado pela Polícia Civil de Mococa, na operação Entressafra, foi preso pela Polícia Municipal no início da madrugada de sábado (28).

 

Operação Entressafra

A operação Entressafra foi realizada por Policiais Civis, da Delegacia Seccional de Casa Branca, na manhã de domingo, 8 de abril. A Megaoperação teve como foco o combate ao roubo de combustível e teve prisões realizadas em Cosmópolis e Paulínia.

Ao todo, foram expedidos 12 Mandados de Prisão. No entanto, no dia da operação, oito mandados foram cumpridos. Quatro alvos da operação não foram encontrados no dia.

Sessenta Policiais Civis, incluindo equipes do GOE (Grupo de Operações Especiais), se deslocaram durante a madrugada para a cidade. Vinte viaturas foram empenhadas.

As investigações começaram a partir de roubos, que aconteceram nas usinas de álcool em cidades como Mococa e Casa Branca.

Segundo o Delegado Titular de Mococa, Dr. José Guilherme Torrens de Camargo, “especificamente foi um roubo, praticado no dia 14 de janeiro, quando um bando armado e encapuzado invadiu a usina que nós temos lá e subtraiu álcool hidratado”.

Um dos veículos, que foi utilizado nesse roubo foi localizado e apreendido.

O Delegado explicou que, como o roubo aconteceu durante a madrugada, os Investigadores conseguiram rastrear facilmente o caminho feito pelo caminhão que estava com o combustível roubado.

“Foi fácil localizar o trânsito deles nas praças de pedágio. Chegando aos caminhões, logo chegamos aos motoristas e aí desbaratamos toda a quadrilha”, completou o delegado.

Mais de 1,3 milhão de litros de combustível foram roubados pela quadrilha em toda a região da Delegacia Seccional de Casa Branca. “Um bando extremamente agressivo, nervoso, chega com armas em punho e rende os funcionários. Depois, os funcionários são trancados. Como eles têm experiência no ramo, descarregam o combustível dos tanques para os caminhões da quadrilha”, segundo Dr. Torrens.

Também foram apreendidos equipamentos conhecidos como ‘Capetinha’, que bloqueiam sinais de celulares e de rastreadores, além de uma touca ‘ninja’. Uma quantia em dinheiro foi apreendida no posto de combustível e algumas joias localizadas na casa de um dos presos.

Em Cosmópolis, dez mandados foram cumpridos. Em Paulínia, a equipe do GOE conseguiu cumprir outros dois mandados. Nem todos os mandados eram de prisão.

Dois caminhões da quadrilha foram apreendidos. Alguns veículos, inclusive importados, foram apreendidos. Duas motos aquáticas e outra motocicleta, de alta cilindrada, também foram apreendidas.

O Delegado Seccional de Casa Branca, Dr. Carlos Alberto de Braga Fiuza, comandou a operação Entressafra e explicou que é “uma operação da Seccional, atendendo a Delegacia de Mococa. Nós já apreendemos oito veículos de luxo. Estamos apreendendo os caminhões usados nos roubos e já temos oito presos. Uma operação de sucesso”.

Escutas telefônicas foram usadas durante a investigação. Com isso, outros crimes passaram a fazer parte do foco dos investigadores. “Uma quadrilha perigosa e que hoje está sendo desmantelada pela Polícia Civil. Inclusive, nós estamos investigando, agora, a relação deles com furtos em tubulação da Petrobras”, disse o Seccional Fiuza.

 

Patrocínio Paulista

O Delegado da cidade de Patrocínio Paulista, Dr. Marcelo Rodrigues, onde o grupo é acusado de ter atuado, esteve na delegacia de Mococa na manhã de quinta-feira (12).

Segundo o Dr. Torrens, que comandou a operação, a visita consiste no compartilhamento de informações obtidas com a prisão do bando.

O grupo teria praticado o roubo no dia 30 de dezembro do ano passado. Após render os funcionários da usina, caminhões e carretas, inclusive, bitrens, foram carregados com combustível roubado.

O roubo só foi descoberto horas depois, quando um grupo de funcionários chegou à Usina para a troca de turno.

Os presos tiveram a Prisão Temporária decretada. O prazo é de cinco dias, porém, o delegado informou que pode pedir a conversão para Prisão Preventiva, que não tem prazo máximo de permanência na cadeia.

No fim da tarde de quinta-feira (12), a Prisão Preventiva de 12 pessoas foi concedida. Além dos oito presos durante a operação, quatro pessoas, que estão foragidas, tiveram a Prisão Preventiva decretada, sendo três delas, de Cosmópolis.

A decisão foi do Juiz da 2ª Vara de Mococa, Dr. Djalma Moreira Gomes Júnior, após a Denúncia do Promotor de Justiça Dr. Frederico Liserri Barruffini.

Os presos foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Serra Azul.

 

Quatro foragidos

Dos 12 Mandados de Prisão Preventiva expedidos, quatro pessoas ainda estavam foragidas.

Durante o patrulhamento na noite de sexta-feira, uma equipe da Polícia Municipal estava no bairro Beto Spana quando viu um homem em atitude suspeita, com uma moto sobre a calçada.

Após ser abordado, nada de ilícito foi encontrado durante revista pessoal. No entanto, o homem não portava nenhum documento pessoal e nem da moto.

O suspeito foi levado ao Plantão Policial para averiguação da sua situação legal.

Na Delegacia, foi constatado que o suspeito se tratava de um dos foragidos da Operação Entressafra.

O homem, ajudante de motorista, 46 anos, é morador da Vila José Kalil Aun.

Ele foi preso e o Mandado de Prisão Temporária cumprido.

A Polícia Civil de Mococa foi avisada da prisão do procurado. Ele deve ser ouvido nos próximos dias por policiais que investigam a ação do grupo.

B.O.  1576/2018