Produção na Replan não tem previsão de reinício

Ainda não existe previsão para o reinício  das atividades na Refinaria de Paulínia, Replan, após uma explosão que atingiu a unidade durante a madrugada de segunda-feira (20). O impacto da explosão foi sentido a alguns quilômetros da empresa.

Segundo relatos, o incidente aconteceu por volta da 1h, em uma unidade de craqueamento. O craqueamento é um processo químico, onde as moléculas de carbono são quebradas para se transformar em outros compostos químicos. Com isso, o petróleo bruto é melhor aproveitado.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Paulínia foram acionadas. Dentro da refinaria também existe uma unidade do Corpo de Bombeiros, que realizou o primeiro combate às chamas. A Defesa Civil de Paulínia foi acionada.

Após as explosões, sistemas de segurança da refinaria foram acionados. A produção foi desviada e o material que estava nas linhas foram desviados para as torres de queima.

Com isso, as chamas nas três torres de queima estavam altas, o que chamava ainda mais a atenção de quem passava pela rodovia.

O fogo foi totalmente controlado por volta das 2h.

 

Outro acidente

Em novembro do ano passado, uma pane elétrica na área das caldeiras provocou a saída de uma fumaça preta pelas torres da empresa. Daquela vez, o susto foi maior porque o acidente aconteceu durante o dia, o que causou pânico e correria.

Funcionários e prestadores de serviço, que trabalham dentro da planta, foram levados para um ponto de encontro dentro da empresa e retirados com segurança.

Depois, foi apurado que a pane elétrica atingiu o sistema de ar comprimido e, para que não houvesse danos maiores, produtos químicos foram liberados.

A empresa soltou uma nota oficial, por volta das 5h30, falando sobre o ocorrido:

A Petrobras informa a ocorrência de um incêndio na madrugada de hoje (20/8), na Refinaria de Paulínia (Replan), em SP. Não houve feridos e o incêndio já foi debelado. Equipes da Petrobras e do Corpo de Bombeiros continuam no local realizando o rescaldo. A produção foi preventivamente paralisada e uma comissão será instaurada para avaliar as causas da ocorrência.

 

Impacto na produção

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Petrobras, eles confirmaram que a produção está paralisada e que não há previsão para o retorno das atividades.

Uma comissão interna vai ser constituída para apurar as causas do incêndio. Também estão sendo apuradas as consequências do fogo nas outras áreas que não foram atingidas. Apenas após esse levantamento será possível ter uma ideia de quando e de quais áreas poderão retornar às atividades normais.

A Replan é a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo do país. Por dia, são processados 39 mil m3/dia, o equivalente a 434 mil barris de petróleo.

A produção no lugar corresponde a cerca de 20% de todo o refino de petróleo no Brasil. Apesar dos números, a Assessoria de Imprensa garantiu que não haverá consequências no abastecimento do mercado.

No entanto, ainda estão sendo apurados os impactos na produção do país.

 

Características técnicas

Área total: 9,1 km²
– 2 unidades de Destilação
– 2 unidades de Craqueamento Catalítico
– 2 unidades de Coqueamento Retardado
– 3 unidades de Hidrotratamento de Diesel
– 2 unidade de Hidrodessulfurização de Nafta Craqueada
– 1 unidade de Hidrotratamento de Nafta de Coque
– 1 unidade de Recuperação de Hidrogênio
– 1 unidade Separadora de Propeno
– 3 unidades de Geração de Hidrogênio

Capacidade instalada

A capacidade instalada é de 69.000 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris.

Principais produtos

Diesel, Gasolina, Querosene de Aviação (QAV), Gás liquefeito de petróleo (GLP), Óleos Combustíveis, Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidrogenados.

Mercados que atende

Interior de São Paulo; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre; Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro;  Goiás, Brasília e Tocantins.