Produtora fala sobre o cultivo de vegetais no inverno

Em tempos de frio ou calor, são necessárias algumas adaptações a fim de que a produção não seja afetada

Andreia Balloni

Para quem trabalha com agricultura familiar, é sempre uma tarefa difícil se adaptar às diferentes estações do ano. Em tempos de frio rigoroso, como o que estamos vivendo agora, são necessárias diversas adaptações para que o plantio não seja prejudicado.
Andreia Balloni, que cultiva orgânicos, fala sobre as medidas necessárias para evitar problemas em sua produção. “No calor excessivo, precisamos cobrir os canteiros com palha para refrescar o solo. No inverno, precisamos cobrir por cima, com estufas, para proteger das geadas”.
Andreia também diz que, no inverno, é necessário regar apenas uma vez ao dia, para que as plantas não durmam úmidas, a fim de que não contraiam bactérias. No verão, elas são regadas três vezes ao dia.
De acordo com ela, a cultura de verduras é favorecida no inverno, por isso que a produção fica visualmente mais bonita. Na estação, as chuvas são escassas e, por esse motivo, geralmente, não há a incidência de pragas, como lagartas e moscas brancas, ao contrário do verão, quando a grande quantidade de chuvas promove a existência de pragas, deixando as verduras bem menores.
Todos os vegetais produzidos por Andreia e pela família, incluindo verduras, legumes e frutas, são comercializados em sua loja, ‘Viva Verde’, situada na Rua 22 de Abril, 120, no Jardim Planalto, aberta todas as quintas. Aos sábados, os produtos são vendidos na feira livre.