Produtores, proprietários e trabalhadores rurais participam de curso de Processamento Artesanal de Cachaça

Nas aulas teóricas e práticas, foi lecionada sobre a recepção da matéria-prima até a obtenção do produto final

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas, realizaram o curso Processamento Artesanal de Cachaça.

O curso, que teve duração de 40h, foi direcionado aos produtores, proprietários e trabalhadores rurais. Os participantes puderam aprender desde a história até a importância da utilização da cana de açúcar na produção da cachaça.

Nas aulas teóricas e práticas, foi lecionada sobre a recepção da matéria-prima até a obtenção do produto final. Além dos cuidados necessários para evitar acidentes, instruções sobre higiene pessoal, do local, dos utensílios e equipamentos, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados na produção da bebida.

Também foram ensinados os tipos de cachaça existentes de acordo com a legislação brasileira, o processo de padronização e controle de qualidade do produto, bem como alternativas para o aproveitamento do material residual. O curso propicia aprendizagem, capacitação, desenvolve o potencial empreendedor, agrega valor ao produto e aproxima ainda mais o produtor rural dos recursos que a natureza oferece, colaborando no desenvolvimento socioeconômico dos proprietários, produtores e trabalhadores rurais do município.

O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR, Celso Luiz Sutti, membro da Câmara Setorial de Uva e Vinho do Estado de SP, consultor em produção e qualidade de cachaça, cachacier, pesquisador da qualidade e envelhecimento da cachaça, produtor de cachaça e mestre alambiqueiro.

Os participantes, totalizando 15 alunos, receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis