Produtores se preparam para promover Turismo Rural

Vários produtores e agricultores de Cosmópolis estão se preparando para o Agroturismo através de cursos do Programa Turismo Rural, que é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)/Sindicato Rural de Campinas e a Prefeitura de Cosmópolis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O curso, totalmente gratuito para os produtores/proprietários ou trabalhadores rurais, começou em fevereiro deste ano, com a sensibilização dos participantes presentes (requisito de no máximo 60 pessoas da área rural), onde foi selecionado o número máximo de participantes no total de 25. Iniciou-se em março, com duração de 240 horas/aulas, com encerramento no dia 11 de dezembro. As atividades foram divididas em dez módulos estendidos por dez meses, com aulas teóricas na GV Deutsche Eiche – Escola Alemã, e as práticas nas diversas propriedades rurais dos alunos.

Importância
A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades, predisposição, talento e aptidão do produtor rural e sua família. O agroturismo é caracterizado pela grande importância da família do agricultor para que se realize.
“O desenvolvimento do turismo na cidade é uma prioridade do nosso governo. Estamos pleiteando a transformação de Cosmópolis em Município de Interesse Turístico (MIT). Para isso, estamos elaborando o Plano Diretor de Turismo e cursos como este reforçam nossa proposta”, disse, na ocasião, o prefeito Eng. José Pivatto.
“Os participantes serão instruídos para uma nova oportunidade de negócios e renda familiar, impulsionando o turismo rural em toda a região, que possui um grande potencial de beleza e muitos atrativos. A harmonia ambiental é exatamente o que os turistas rurais procuram”, disse o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nilton César Tetzner.

Onde foi realizado
Foi realizado o Módulo V – Ponto de Venda de Produtos, no Sítio Cachoeirinha, propriedade rural do Sr. Vanderlei e Márcia T. Elydio da Silva, criando um ponto de venda de produtos de origem artesanal e alimentação com orientação profissional, aproveitando os materiais ali existentes, assim agregando valor ao produto.
Foi realizado o Módulo VI – Turismo Rural: Meios de Hospedagem, no Sítio Romolini, bairro Campos Salles, propriedade de Anabel Aparecida Lorga e José Luiz Di Sacco, criando um ponto de instalação e serviços de hospedagem no meio rural com orientação profissional, que de acordo com José Luiz Di Sacco é um sonho que pretende realizar em breve.
Nos módulos, é aperfeiçoado o perfil empreendedor de cada proprietário de área rural, utilizando, reaproveitando, aprimorando materiais e utensílios encontrados no local. Os alunos colocaram em prática a importância do patrimônio arquitetônico, cuidados e valorização das estruturas físicas e recursos existentes, tipos de meios de hospedagem, significado da hospitalidade no Turismo Rural.

Festival Gastronômico
No dia 08 de novembro, foi realizado o Festival Cultural Gastronomico/COSMOFEST, no Espaço Guaiçara, de propriedade da aluna do curso, Sra. Vania Sala, com o objetivo de capacitar o homem do campo e promover o desenvolvimento turístico local. Foram preparados e servidos pratos típicos resgatados da localidade, utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.
Foi apresentado o ALMANAQUE (à disposição na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) que remete a uma publicação onde, além do calendário completo, contém matéria recreativa, humorística, científica, literária e informativa, tendo como objetivo principal promover o (re)conhecimento da história e da cultura local, constatando a identidade turística reconhecida nos traços marcantes na trajetória do município.

Experiência
Karl Kadow, de 69 anos, é agricultor desde muito jovem. Cresceu no meio rural e sempre trabalhou com plantação de frutas e legumes para venda em Feiras Livres.
Por fazer parte do Conselho de Agricultores, e ser membro da Escola Alemã, esteve imerso no projeto como um participante. “Não fiz parte do curso com intuito de introduzir isso no meu sítio, até porque ele não possui o espaço nem a infraestrutura necessária, mas, aprendi muita coisa”, comenta.
Apesar disso, Karl afirma que muitos dos participantes tinham um verdadeiro interesse de implantar o método em suas propriedades, visto que seria benéfico para cada um deles. “Atualmente, de ‘turismo rural’, temos pesqueiros, a represa e o Rio Jaguari, mas, o curso direciona-se a propriedades privadas, e é um excelente investimento, tanto para o agricultor, como para o público cosmopolense”.
Em sua experiência no curso, conta ter aprendido muito sobre construção e preparação do ambiente para visitantes, que inclui tanto a

Karl Kadow, proprietário rural e participante do curso de Turismo Rural

organização do espaço quanto o tratamento dos turistas e suas respectivas alimentações.