Produtos industrializados podem ajudar na boa alimentação, diz nutricionista

Quando falamos de alimentação saudável, logo pensamos nos vilões alimentares a serem evitados. Um dos rotulados de tal maneira são os produtos industrializados.
“Precisamos destacar que o radicalismo nem sempre é a melhor opção, portanto, é fundamental termos equilíbrio para tudo que se relaciona à alimentação saudável, principalmente, no que se refere a industrializados. Há aqueles que são realmente maléficos à saúde e devem ser evitados ao máximo, já que possuem excesso de sódio (sal), açúcares e gorduras saturadas”, afirma a nutricionista Patrícia Novais.
A especialista ainda explica que produtos ultraprocessados (alimentos que passam por diversos processos, dentre eles, o de refinamento, tornando-o extremamente branco, como algumas farinhas e açúcares), devem ser substituídos por versões integrais. “Para não perder a praticidade, é interessante recorrer a produtos como o sal integral, o açúcar demerara e outras farinhas integrais”.
Olhar a composição de cada alimento é de suma importância para quem deseja melhorar o consumo de industrializados. “Quanto mais itens, pior, quanto menos itens, melhor para sua saúde, já que teremos uma quantidade menor de conservantes, corantes e demais aditivos químicos”, explica. “Um exemplo disso são os iogurtes. Temos no mercado iogurtes com mais de 10 itens em sua composição e encontramos iogurtes com 2 itens apenas, então, vale muito a pena observar isso. Além do número de itens na lista de ingredientes, é muito válido identificar a ordem que eles aparecem, o que estiver descrito em primeiro lugar, será o componente/substância que estará em maior quantidade no produto que você está comprando”, continua.
Outro exemplo citado por Patrícia são os clássicos pães integrais. Grande parte dos que são comercializados possuem como primeiro item a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, que não deixa de ser uma farinha de trigo tradicional, refinada, com adição de dois micronutrientes (ferro e ácido fólico), tornando-se um pão com adição de algumas farinhas integrais, porém, com maior volume de farinha branca. “A atenção deve ser dobrada na hora de escolher um alimento industrializado de melhor qualidade”, alerta.

Patrícia F. Souza Novais
Nutricionista – CRN3: 20343
Doutora em Alimentos e Nutrição – UNESP
Especialista em Metabolismo e Nutrição Esportiva
Fone: (19) 98137 7969

“É possível, sim, termos alimentos industrializados em uma alimentação saudável, é preciso conscientizar a população que não basta apenas olhar no rótulo e ver light ou integral, que significará automaticamente um bom produto, é preciso ir além do valor energético (calorias) dos alimentos! É importante ressaltar que uma alimentação equilibrada, saudável e adequada para as necessidades de cada pessoa deve ser orientada por um profissional qualificado, neste caso, o Nutricionista.
Sem dúvidas, sempre que possível, devemos preferir os alimentos “in natura”, mas, podemos combinar com os alimentos industrializados, desde que tenhamos uma maior atenção em relação ao que realmente estamos comprando, aprendendo a interpretar e analisar o rótulo do alimento que será consumido”, conclui.