PROERD forma cerca de mil alunos em curso de prevenção às drogas

Alunos de 5º ano das escolas da rede pública de Cosmópolis participaram da formatura do PROERD na últimasegunda-feira, 26, às 19h30, no Salão Social do Cosmopolitano Futebol Clube. Em média, mil alunos estiveram presentes, junto de seus familiares, na cerimônia que contou com representantes públicos, Polícia Militar, corpo docente das escolas, alunos e familiares.
Na noite especial, todos assistiram a um vídeo institucional sobre os trabalhos da Polícia Militar (PM) para a comunidade, receberam o certificado de conclusão do curso que durou cinco meses, andando juntamente com o ano letivo, realizaram o juramento contra as drogas e tiraram fotos com os policiais presentes.

Sobre o PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Todos os anos, a noite de formatura é celebrada.

O projeto
Neste projeto, os policiais militares, fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência, além de como se comportarem e suportarem a pressão de colegas e conhecidos no momento em que estes, supostamente, oferecerem drogas. O PROERD é ainda uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação.

Mesa
Entre os integrantes da mesa, que receberam os alunos para as formalidades e entrega dos certificados, estiveram o vice-presidente do Cosmopolitano F. C., secretária e supervisora de educação do município de Cosmópolis, o vice-prefeito de Cosmópolis representando o prefeito da cidade, o Capitão do 19º batalhão da Polícia Militar de Cosmópolis, o 3º Sargento do BAEP Policial Militar De Souza(pai de um dos alunos formandos) e o PM Willian, que foi mestre de cerimônia e teve contato direto com as crianças durante o curso. Nesta noite, o mascote DAREN do Proerd – Leão – visitou a cerimônia e, junto com as crianças, dançou a coreografia oficial do projeto.

PM Willian
Durante a noite, um pedido marcante do Policial que acompanhou as crianças para as famílias. “Durante nossos encontros, oferecemos muitas informações, porém, de agora em diante, a continuidade é com vocês, familiares de nossas crianças. Fiquem atentos, não deixem essas crianças sozinhas, vocês também são responsáveis pelo futuro delas e contamos com a ajuda de todos vocês. Hoje é o coroamento do esforço desses cinco meses de curso, onde elas aprenderam a dizer não às drogas, mas, muito mais que isso, reforçaram a auto-estima de cada uma delas, elas aprenderam que elas são maiores e melhores que as drogas, elas aprenderam a resistir às pressões”.

O Juramento
Com as mãos em posição de juramento e postura de respeito, os dizeres ecoaram pelo local: “Eu, aluno Proerd – prometo aos meus pais, aos meus professores, à comunidade e às autoridades aqui presentes a ficar sempre longe das drogas e não praticar a violência”.

O término foi marcado pela quantidade de crianças que queriam as fotos com os policiais. Todos puderam ter esse contato antes de voltarem para casa.