Professor cria curso para promover a história dos negros em Cosmópolis

Natanael dos Santos conta a trajetória da família do Prefeito Júnior Felisbino numa narrativa de superação

Natanael do Santos é Professor, Historiador, Pesquisador, Autor, Escritor e Palestrante. Membro fundador de Estudos Afro Brasileiro da Unicamp (1987). Desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado de doutorado desde 1983.
O professor desenvolveu um projeto que busca mostrar a história dos negros em Cosmópolis, focando na trajetória da Família Felisbino: ‘Um dia qualquer depois de 13 de Maio; A negritude vista por outra perspectiva; A terra e o poder agregador como meio de lutas e conquistas’. O título faz alusão à abolição da escravatura, assinada em 13 de Maio de 1888, e apresenta a história de superação vivenciada pela família.
A primeira aula, que começou na quinta-feira, dia 13, abordou as origens da Família. A história contada pelo autor, começa com Antônio e Benedita Felisbino, que viveram no século XIX, os quais os familiares não sabem nada a respeito, a não ser que tiveram três filhos: Joaquim Antônio, Avelino e João Felisbino. A lembrança mais antiga que João tem da família é de seu avô, Joaquim, e de sua avó, Januária, no sítio que possuíam nos bairros Itapavussu e Capela, onde criaram todos os dez filhos.
A história passa pelas plantações de cana, arroz, feijão e milho, que a família de Benedito, pai de João, possuía, e vai até o Bairro do Baguá, para onde a família se mudou nas gerações seguintes.
Em seu curso, Natanael conta sobre todas as dificuldades vividas pela família na época, quando levantavam antes do amanhecer para trabalhar, em tempos em que o dinheiro era escasso para todos. A história retrata o espírito de luta que a Família teve de incorporar para que pudessem sobreviver a cada dia, superando adversidades, adquirindo conquistas, se incorporando cada vez mais na sociedade tradicional cosmopolense.
O curso atenderá aos professores da Rede Municipal de Educação, e contará, ao todo, com 20 horas de duração.