Professor dá dicas para quem vai prestar o ENEM

Nos próximos dias 21 e 28, serão aplicadas as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

Nos próximos dias 21 e 28, serão aplicadas as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).Com pouco mais de 3 milhões de inscritos neste ano, o exame tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Assim, conversamos com o professor Ezequiel Santos, experiente em cursos preparatórios para o Enem, vestibulares e concursos públicos.
“Costumo dizer que, para se obter um bom resultado em qualquer processo de seleção, não basta apenas ter conhecimento, é preciso técnica. Agora, faltando 15 dias para a avaliação, é o momento de revisar os conteúdos já estudados, responder simulados e, principalmente, escrever algumas redações no tipo dissertativo-argumentativo. Ou seja, consolidar o conhecimento já adquirido”.
Já nos dias que antecedem o exame, Ezequiel pontua que o candidato deve pesquisar o local de prova e programar-se sobre a sua locomoção – para evitar atrasos e não perder a prova -; separar itens como as canetas transparentes de tinta preta (por segurança, pelo menos 2), um documento de identificação com foto e a máscara de proteção facial; não fazer mudança brusca na alimentação e descansar.
Durante a prova, o professor aconselha que o candidato faça duas pausas para ir ao banheiro e lavar o rosto. “Fazer isso ajuda a aliviar o cansaço, renova as energias e melhora o desempenho do aluno”. Enquanto responde às questões, o candidato pode alimentar-se (barras de cereal e frutas, por exemplo), mas sem exagero, é claro. É fundamental estar com a garrafinha de água para hidratar-se e ir com roupa confortável e apropriada para a ocasião.
“Também oriento para que, no primeiro dia de prova, o aluno abra o Caderno de Questões assim que o receber e localize o tema da Redação, pois cria-se uma expectativa muito grande em torno de qual será a temática de cada ano e isso agrava a ansiedade. Apenas mate a curiosidade, mas ainda não é o momento de iniciar a produção de seu texto. Responda primeiramente a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, enquanto, ao mesmo tempo, você já está pensando também sobre o que dissertará na Redação. A prova de Linguagens ajuda a ampliar seu vocabulário e repertório para a argumentação. Encerrada a prova de Linguagens, é hora de rascunhar e passar a limpo a Redação, cuja proposta de intervenção (conclusão) deve respeitar a diversidade e os direitos humanos. Por fim, passe para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e reserve um tempo para o preenchimento do Cartão de Respostas (gabarito).

Professor Ezequiel Santos
(19) 99728-7668