Professora de Cosmópolis lança a obra ‘O Livro de Rafael – Nós vencemos o Câncer Infantil’

Marina Conceição da Silva Santos, 61 anos de idade, é Pedagoga, Professora aposentada, após muitos anos lecionando nas escolas da rede pública de Cosmópolis, entre elas Florestan Fernandes e Ximena. É neste sábado que a professora Marina realizará o lançamento oficial da obra ‘O livro de Rafael: Nós vencemos o câncer infantil’ no espaço Alvarenga, na Rua 25 de Dezembro, 301- no bairro Jardim de Fáveri.

A história
A professora Marina é nascida no interior de São Paulo, na cidade de Valparaíso. Depois, aos seis anos de idade, mudou-se para a capital, São Paulo, com a família. “Vim de família muito pobre. Logo, aos 12 anos, conheci meu marido, meu primeiro namorado. Nos casamos quando eu tinha 15 anos de idade, tivemos seis filhos, uma por adoção e amor muitos anos depois, vindo ser o Rafael o caçula da época. Rafael, aos três anos de idade, teve descoberta a doença do câncer infantil , o qual foi um choque muito grande, visto que minha mãe havia acabado de falecer, também vítima desta doença naquele ano”.

A trajetória
“Na época, eu tinha voltado a estudar, mas, abri mão, para poder cuidar do Rafael. De forma resumida, conseguimos um tratamento no Hospital das Clínicas, após muita luta. Construímos uma residência na cidade de Cosmópolis e viemos embora, onde o Rafael terminou o tratamento no Centro Boldrini.”

Luta
“Foi um desespero, não havia muita esperança, câncer é uma doença muito traiçoeira e isso aconteceu no fim da década 80 conosco, quando, ainda, não se ouvia falar de métodos ou tratamentos em uma criança de três anos. Tudo era muito mais difícil”.


Naquele momento, eu perdi a fé, não aceitava que me falassem de Deus, não aceitava meu filho ter aquela doença. Foi quando ele estava internado, um grupo de crentes entrou, me perguntou o nome dele e eu respondi: Rafael. Neste momento, uma delas me disse: ‘Lindo nome, Rafael significa curado por Deus!’. Naquele momento, algo dentro de mim se reacendeu. Me lembro que desci as escadas do Hospital, fui até uma banca próxima e pedi uma destas revistas com significado de nome e confirmei que o nome do meu filho significava Curado por Deus. A partir daquele momento, passei a acreditar, minha fé se fortaleceu. Foi quando recebi o diagnóstico de que o tratamento estava dando certo e que, até os 18 anos dele, seria apenas acompanhamento”.

Mais uma luta
“Durante o tempo do tratamento, estive extremamente forte, não tive uma gripe sequer. Meu marido me comprou um Fusca na época, eu aprendi a dirigir dentro de Sâo Paulo, mesmo eu morando na zona Leste, atravessava a Radial, a Consolação e ia embora. Mas, quando me falaram: ele está curado, eu caí. Fiquei muito doente. Tive muita depressão por sentir culpa, culpa por ter permitido ele passar por um tratamento tão sofrido. Me senti um tipo de mãe que permitiu ele ser espetado e passar muito caos. Precisei, então, de tratamento para o meu psicológico”.

A obra
“Foi quando contei essa história para o meu irmão e ele me incentivou a por tudo isso no papel. Então, na época, comecei a datilografar. Coloquei tudo pra fora e saiu o livro. Contudo, ficou todos esses muitos anos guardado, porque ninguém o digitalizou. Eu não tinha muita vontade. Muitos amigos leram e diziam que era para publicar. Até que minha neta disse: ‘vovó, eu vou digitar’. E digitou tudo.”

Mais uma cura
“Quando o próprio Rafael leu tudo, ele chorou muito e me disse que não se lembrava de tudo aquilo. Lembrava da situação, mas não naquela ótica tão pesada. Para ele, tinha sido mais leve. Então, mais uma vez, abri minha mente porque para mim tinha sido tão sofrido, senti tanta culpa, mas, para ele, foi algo mais leve. Então, resolvi fazer a parte de como ele viu”.

O livro de Rafael:
vencemos o câncer infantil
“Então, a primeira parte do livro é pelos meus olhos e, a segunda parte, é pelos olhos do Rafael, com ilustração e caixa alta para as crianças também poderem ler”.

O livro pode ser encontrado no site da editora Drago através do endereço https://www.livrariadragoeditorial.pelo valor de R$ 34,90. Contudo, no marco de lançamento que acontece neste sábado, 19, a professora Marina estará vendendo pelo valor de R$ 25,00.