Uma boa educadora sempre é relembrada com carinho por seus ex-alunos ao longo da vida
Todos nós sabemos da importância atribuída à profissão de educadora. Mesmo que tantos anos tenham se passado,
lembramos com muito carinho de algum professor ou professora que passou por nossas vidas. Em municípios pequenos, como Cosmópolis, bons professores são reconhecidos por muitos, e mesmo após tantos anos longe da escola, ficamos felizes em reencontrá-los em algum ponto da cidade.
Personalidade
Osmarilda Scorsoni Toledo Furlan conta que, desde sempre, quis ser professora. “Lembro-me ainda muito pequena brincando de ensinar minhas bonecas. Acho que comecei da maneira mais natural possível, seguindo uma intuição, um desejo, e a partir disto, fui buscando minha qualificação para que tudo se realizasse”.
Em 1977, ela se formou em Licenciatura Plena em Matemática, pela PUCC. A partir do ano seguinte à formatura, ingressou como professora nas escolas: EE Profª Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi (LOKAC), EE Célio Rodrigues Alves (ANDORINHAS) e também no município de Artur Nogueira.
Em 1982, buscando ampliar a carreira, fez Licenciatura Plena em Estudos Sociais, na UNIFRAN. “Sempre me empenhei em buscar conhecimentos para que pudesse ter uma bagagem adequada a dividir com meus alunos”, conta.
Osmarilda ainda fala que “em 1987, recebi um convite muito especial da então Diretora Medley Libanori, para ser Orientadora de Educação Moral e Cívica (hoje extinta). Acompanhando o trabalho da Medley e vendo o quanto ela realizava, fiquei encantada com outras possibilidades dentro da educação. Foi então que me desliguei da Escola Municipal em que trabalhava e fui trabalhar com essa mestre e também amiga Medley, como sua vice-diretora. Foram muitos desafios e, consequentemente, muito aprendizado também. Trabalhar na área da administração de uma escola não é tarefa fácil, porque você se depara com problemas que afetam os alunos e que, muitas vezes, vêm de suas próprias famílias. As famílias, cada uma com sua maneira de viver, e nós, da educação, tentando resolver o que afeta nossos alunos. É um desafio dos maiores que já tive”.
A partir de então, Osmarilda se engajou nessa área da educação, sempre auxiliando na administração da escola e enfrentando, juntamente com suas colegas, novos desafios que apareciam no dia a dia. “Fui vice-diretora das competentes Maria Lúcia Guidolin, Maria Helena Sirega e Sandra Mariana Gasparetto.
Hoje, aposentada, sinto que cumpri meu papel, realizei meu sonho de ser professora e me dedicar à educação e, sobretudo, saber que deixei boas recordações em alunos que passaram pelos meus cuidados, tanto como professora, como vice-diretora. É muito bom reencontrar ex-alunos que me dizem ter sido aluno ou filho de aluno e que recordam com saudade dessa época.
Agradeço a Gazeta pelo carinho e por terem se lembrado de mim. Espero que a educação de nosso país seja valorizada, que os professores sejam incentivados a fazer um bom trabalho e que os alunos possam ter uma educação adequada para que garantam um bom futuro à vida deles, mas também de todo o país”.
Obrigada!!!”