Tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, percebemos que pessoas com atitude e iniciativa costumam se destacar. Tal comportamento é chamado de proativo ou pró-ativo.
De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, a pró-atividade é a qualidade de alguém que age antecipadamente, que tem atitude. “Isso significa que é alguém que toma iniciativas tanto para a resolução de problemas, ou mesmo a fim de evitar que eles surjam”, define.
Muitas vezes, a pró-atividade é relacionada apenas ao ambiente de trabalho, o que o profissional nega. “Ser proativo não é uma condição que se restringe ao ambiente profissional. Em geral, tais pessoas também apresentam essa habilidade em todas as áreas de sua vida”, explica ele.
Uma característica básica encontrada nas pessoas proativas é a responsabilidade que assumem pela própria vida. “Além dessas pessoas se sentirem responsáveis por elas mesmas, também sentem necessidade de colaborar com os demais com quem convivem”, esclarece o profissional.
Muitas pessoas simplesmente não conseguem adotar o comportamento, e, segundo o Psicólogo, a dificuldade em ser proativo pode ser resultado de vários fatores. “Vou destacar apenas alguns, como, por exemplo, a ideia ou sentimento de desmerecimento próprio, no qual a pessoa não consegue acreditar no próprio valor e importância. A baixa autoestima pode atrapalhar bastante. Por outro lado, também é bom dizer que nem todos os ambientes permitem a pró-atividade. Existem ambientes muito ‘castradores’ nos quais a criatividade e iniciativa são desencorajadas e vistas de modo muito negativo”, ressalta ele.
Existem diversas vantagens em ser pró-ativo, e uma delas está no fato de o indivíduo se colocar em “movimento”, ou seja, não ficar esperando passivamente que coisas aconteçam em sua vida. “Ela busca criar as condições necessárias para atingir seus objetivos, e entende que precisa trabalhar muito para que seus sonhos possam se realizar”, explica Natal.
Inclusive, ser pró-ativo pode trazer benefícios em diversas áreas da vida. “Antigamente, acreditava-se que se uma pessoa tivesse sucesso no amor não teria nos negócios e vice-versa. Havia uma ‘regra’ que dizia: ‘sorte no amor azar no jogo’, ou o contrário. Essa crença já foi desmistificada. Em outras palavras, podemos dizer que as mesmas características positivas que são utilizadas para ter sucesso no campo profissional também podem, e devem, ser utilizadas em qualquer outra área da vida. Virtude é sempre virtude”, explica o especialista.
A pró-atividade não tem idade para se manifestar, mas, de acordo com o Psicólogo, a adolescência é o período mais propício para isso acontecer. “As transformações naturais desse período podem funcionar como ignição para novos comportamentos na vida do indivíduo. Mas também vemos exemplos em que tal comportamento só se manifestou na vida adulta; portanto, não existe uma idade, mas sim, momentos e oportunidades que podem despertar essa consciência na pessoa”, adverte.
Portanto, se você busca ser um indivíduo pró-ativo em todas as áreas de sua vida e não somente no âmbito profissional, comece buscando a vontade de crescer como pessoa e tornar o ambiente que o rodeia melhor e mais ativo.