Programa estimula mulheres a denunciar violências sofridas

Vítima, quando mostrar o X vermelho na palma da mão, deverá ser encaminhada imediatamente à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito

O prefeito Junior Felisbino sancionou a Lei nº 4214/2021, que cria programa ‘Sinal Vermelho à Violência Pscicológica Contra a Mulher’ no Município de Cosmópolis.

A violência psicológica entende-se por violência doméstica contra a mulher, todo ato ou palavra que consista em causar dano emocional à mulher e que a prejudique e perturbe em seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica ou autodeterminação.

O programa municipal visa estimular mulheres a denunciar em estabelecimentos de acesso público, por meio de um “X” vermelho desenhado na palma da mão, as violências sofridas.

A vítima, quando mostrar o X vermelho na palma da mão, deverá ser encaminhada imediatamente à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. Violência Psicológica contra a mulher é crime, DENUNCIE no WhatsApp (19) 3872-2600.

Texto e Arte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis