Programação de exercícios da terceira idade é expandida para todos os dias da semana

Exercícios, que já aconteciam na cidade, foram expandidos para toda a semana, de segunda-feira à sexta-feira

O programa de exercícios da terceira idade foi expandido para toda semana, contando agora com atividades nas segundas-feiras, às 7h30, no Bosquinho e terminando a semana com exercícios adaptados no Núcleo da Terceira Idade. Com isso, os idosos cosmopolenses contam com mais um dia de exercício. A alteração se deu pelo crescimento no número de praticantes.

O educador físico Leonardo Lima conta que, apesar do grupo de exercícios contar com muitas pessoas, poucas delas são homens. “Na quarta-feira, durante o exercício praticado no estacionamento do Enxuto, por exemplo, contamos com, aproximadamente, 140 pessoas, mas, apenas 5 são homens. Os homens têm medo dessa busca, talvez seja por vergonha, ou ainda, não sabem a importância dessa atividade física”.
Entretanto, esse número tende a mudar. Lima observa que “assim que eles entram, tudo muda, desde a interação social, já que lá eles contam piadas e trocam experiências, até a própria condição física”.
O educador físico observa que a maioria das pessoas busca o exercício para combater o sedentarismo. “É uma idade onde eles procuram atividades para se ocupar mais”. Com os encontros, Leonardo afirma que as atividades vão além dos exercícios, contando, também, com interação e divertimento. “Os idosos conseguem esquecer das coisas e focar somente no momento”.

A caminhada no Bosquinho, às segundas-feiras, teve aumento de participantes. (Foto: Divulgação)

A caminhada no Bosquinho, às segundas-feiras, teve aumento de participantes. (Foto: Divulgação)

Um exemplo dos benefícios que esses encontros proporcionam está em ‘Dona Maria’. Leonardo lembra que, quando ela começou a fazer as aulas, andava apenas com andador ou acompanhada de outra pessoa. Porém, depois que começou a fazer as aulas, obteve um progresso na locomoção e deixou até mesmo o andador de lado, passando a andar sozinha até a aula. “Um dia, ela fez uma surpresa para nós, quando chegou sozinha e sem andador na aula”, conta o educador físico.

img_3384_site

Leonardo Lima Educador Fisico Cel: (19) 99747-9457 (Foto: Gazeta / TV Jaguari)

Mudança

Leonardo Lima nota que a faixa etária que costuma procurar pelos exercícios é composta, em sua maioria, por pessoas que dedicaram toda sua vida ao trabalho, sem considerar a atividade física como uma necessidade, ao contrário do que se observa nos jovens. “Então, agora, depois de aposentados, eles começam a buscar o cuidado com a saúde, tudo é novo para eles. Trabalho com pessoas que nunca pensaram em fazer uma atividade física”.

Primeiras dificuldades

img_2075_site

O vôlei adaptado vai conquistando praticantes aos poucos. (Foto: Cedida)

Ao iniciar a prática, muitos idosos têm dificuldades por conta de ser uma novidade. Além do receio, também enfrentam a limitação dos corpos com força, equilíbrio e flexibilidade. Mas, todos esses fatores são revertidos logo depois do início das atividades.
A atividade física deve ser realizada em equipe, progressivamente e sob os cuidados de um professor. “Nós somos em cerca de 140 pessoas, mas, eu sou um só. Então, precisamos ajudar um ao outro. Desse modo, às vezes, um aluno ajuda o outro e, assim, vamos trocando experiências e superando as dificuldades juntos”, finaliza o educador físico.