Projeto Arco-Íris agora é “Lar” Arco-Íris

Abrigo de crianças e adolescentes precisa da mudança

O Projeto Arco-Íris, instituição que atende em regime de acolhimento institucional crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e violência em geral, alterou seu nome fantasia para “Lar” Arco-Íris, a partir do dia 1º de janeiro. A seguir, o presidente da entidade, professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos, esclarece as razões da mudança e discorre um pouco sobre o trabalho desenvolvido na entidade:
“O Arco-Íris foi fundado em 2003 e ainda há muitas pessoas na cidade que desconhecem a existência dessa entidade obrigatória no município. Ainda há outra parcela da população que não sabe o real trabalho desenvolvido aqui, acreditando sermos um projeto recreativo ou de reforço escolar. Assim, nosso objetivo com a troca do nome “projeto” para “lar” é muito simples: que todos saibam que o Arco-Íris é o ÚNICO LAR provisório em Cosmpólis que ACOLHE crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abuso sexual e violência em geral, que funcionamos 24h por dia, todos os dias da semana, e que somos a única instituição assistencial que ainda paga aluguel em Cosmópolis”.

Embasamento legal
Ezequiel reforça, ainda, que o propósito e efetivação do trabalho no Lar é norteado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069 com atualizações), Lei Orgânica de Assistência Social (Lei nº 8742 com alterações), Resolução 109 do Conselho Nacional de Assistência Social – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Convenção sobre os Direitos da Criança (Decreto nº 99710), Principais documentos internacionais na defesa dos direitos da criança e do adolescente, Resolução 113 do Conanda sobre fortalecimento do sistema de garantia dos direitos, e outros. Ou seja, reúne embasamento em uma perspectiva do âmbito jurídico, psicológico e social visando propiciar um trabalho efetivo às crianças e adolescentes acolhidos e grupo familiar.

Construção de sede própria
A instituição é mantida com verbas públicas (municipal, estadual e federal) e apoio da comunidade. Todavia, o valor recebido é insuficiente para arcar com os custos fixos e despesas extras. Mesmo com a inciativa de diversas ações sociais visando arrecadar fundos e minimizar o déficit (bazar, venda de pizzas, preparo e vendas de marmitex, bingos, sorteios, carnês de contribuição mensal, participação em eventos em geral, rifas, etc.), o Lar não consegue honrar com todos os compromissos financeiros assumidos.
Por ser o lar provisório das crianças e adolescentes acolhidos com funcionamento 24 horas nos 07 dias da semana, de maneira ininterrupta, o custo da instituição é muito alto. A Associação não tem prédio próprio e paga aluguel do imóvel sede. Mas isso poderá mudar em breve, pois a Prefeitura Municipal renovou a concessão para uso de um terreno na rua Francisco Tavano (próximo ao Cosmopolitano Futebol Clube), e assim a entidade poderá iniciar a construção de sua sede própria já em 2020.
Para isso, Ezequiel diz que a diretoria organizará diversas campanhas e buscará o apoio de empresas e emendas parlamentares.

Situação e trabalho atuais
Temos atualmente 11 crianças e adolescentes acolhidos, com idade entre 4 e 17 anos. A referida instituição é uma associação civil, sem fins lucrativos, e em consonância ao Estatuto Social e Regulamento Interno devidamente registrados, a administração da instituição acolhedora é executada pela Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. Sendo que todos (eleitos) desenvolvem tais atividades como voluntários, sem nenhum retorno e ou benefício material ou financeiro, apenas pela contribuição social. A maioria dos membros da diretoria, assembleia geral e conselho fiscal mantém atividades laborativas paralelas e o compromisso e responsabilidade de cada um junto à instituição é em tempo livre, fora do horário de trabalho. O fato de ser um trabalho totalmente voluntário não diminui a responsabilidade, profissionalismo e comprometimento investidos no desenvolvimento do trabalho.

Como ajudar
Para entregar doações, o Lar Arco-Íris está localizado na rua William Neumann, 615, Vila Vákula, próximo ao supermercado São Vicente e à escola Ximena. Para realizar visitas, é preciso agendar com a equipe técnica (3812-2826). Se desejar ser um ASSOCIADO, a partir de uma contribuição de R$ 10,00 por mês, enviar mensagem para: 9 9728-7668.