O “Projeto Boquinha” comemora 25 anos de existência em 2018. O programa foi criado em 1992 para melhorar os índices de saúde bucal infantil em Cosmópolis. Naquele ano, 87 em cada 100 crianças de 5 anos tinham dentes cariados; 32 em cada 100 crianças de 5 anos tinham dentes tortos causados pelo uso de chupeta, mamadeira e por chupar o dedo; e os adolescentes de 12 anos tinham em média 6 dentes cariados, reparados ou perdidos.
Para mudar este quadro, a Secretaria Municipal de Saúde Comunitária de Cosmópolis passou a trabalhar a prevenção em saúde bucal de forma lúdica, por meio de apresentações teatrais, nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs).
Ao longo dos anos, o projeto foi crescendo e ganhando reconhecimento. O Boquinha já foi premiado em congressos de odontologia; recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa de São Paulo; viu um aluno receber um prêmio num concurso de saúde bucal promovido pelo Conselho Regional de Odontologia, a Secretaria de Estado da Educação e a Unesco; virou capítulo de livro e teve os criadores convidados para apresentar o programa na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Hoje, o Boquinha também trabalha temas como a importância da alimentação saudável e o respeito ao próximo. Os resultados do projeto são expressivos: atualmente, 27 em cada 100 crianças de 5 anos têm dentes cariados; 11 em cada 100 crianças de 5 anos têm dentes tortos causados pelo uso de chupeta, mamadeira e por chupar o dedo; e os adolescentes de 12 anos têm, em média, 1 dente cariado, reparado ou perdido.
Para contar esta história, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis e o Nuesa montaram uma exposição na quadra da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra fica aberta das 9h às 16h até o dia 29 de novembro. O endereço é Rua Santa Gertrudes, nº 254, bairro Sericicultura.
SERVIÇO:
O Que: Exposição de 25 anos do Projeto Boquinha
Quando: De 19 até 29 de novembro, das 9h às 16h
Onde: Quadra da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Santa Gertrudes, nº 254, bairro Sericicultura