Projeto Cidade Segura da GM tem como proposta aproximação e orientação

A Polícia Municipal de Cosmópolis iniciou, no dia 02, deste mês de Maio, o ‘Projeto Cidade Segura’ e que, de acordo com o comandante da GM, Neandro Mazílio, já vem rendendo bons resultados. “São três flagrantes em apenas 20 dias, por tráfico, localização de entorpecentes e furto”.

O que é o Projeto?
A cidade de Cosmópolis foi mapeada em um esquema de segurança e dividida em 9 setores, os oito primeiros divididos na área urbana e a área de número 9 se trata de toda a área rural, como Uirapuru, Itapavussu, Nova Campinas e a área conhecida como ‘dos Frades’”, confirmou o comandante, que ainda explicou “para cada setor, foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp. Cadastramos os moradores das respectivas áreas e que querem participar do projeto, incluímos nestes grupos e, semanalmente, visualizamos as ocorrências que aconteceram em cada área, para juntos tentar identificar os pontos críticos e coibir a ação de meliantes de forma direta e eficaz. A intenção é essa, aproximar a população da Polícia Municipal e, desta forma, ela participar da segurança pública de forma participativa”.

Orientação
“Acreditamos que orientar e prevenir a população para certos cuidados é uma forma de ajudá-la. Vale destacar que, em alguns casos, infelizmente, a ‘oportunidade faz o ladrão’, isto porque muitos casos de furto ocorrem quando um cidadão de bem acaba entrando em casa ou em um comércio ‘rapidinho’ e deixa a motocicleta com chave na ignição e capacete no retrovisor e acaba tendo o veículo levado.
Muitos furtos de ‘celulares’ acontecem depois que a pessoa esquece o aparelho em algum lugar e só lembra dele após 30 minutos, depois que ele já foi levado. Ladrão vive de oportunidades e, quanto mais cuidadosa a população for, menos chances os meliantes terão”.

Como participar
Para participar do Projeto, basta que o cidadão entre em contato através do ‘WhatsApp’ da GM – (19) 9.9805-8369 e basta cadastrar com nome endereço completo. Porém, vale lembrar: “Não são permitidas denúncias no grupo, visto que ele não é para esta finalidade e nem todas as pessoas que estão lá são de confiança. Não serão atendidas chamadas neste número. Não serão atendidas chamadas de vídeo. Para toda chamada e denúncia, deverá ser ligado diretamente nos telefones da Guarda Municipal. Este é só um meio de facilitar a localização e a interatividade entre a população”.

Objetivo
“A intenção, primordial, é esta: aproximar a Guarda da população, fazê-la ter mais contato com o trabalho, receber dicas de segurança toda semana, se houver casos repetidos de furto em uma única rua ou região vamos mandar para este setor as características dos indivíduos, aos quais os moradores devem se atentar antes de abrir o portão de casa. Só não podemos mandar fotos, mas características, sim. Para todos ficarem atentos e solicitarem patrulhamento, levando a informação”.