Projeto de Educação Alimentar e Nutricional proposto pelo Setor de Alimentação Escolar recebe premiação em congresso internacional

Durante o evento, um livro com os 20 melhores destaques nacionais da jornada será lançado. O projeto cosmopolense vai integrar este material

Em 2022, o Setor de Alimentação Escolar participou da 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Jornada tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de forma sistemática e documentada. A escola inscrita para participar do projeto nesse ano foi a Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Honorina Frota Rogero Bosshard.
A jornada foi composta por 4 etapas, ensinando às crianças o caminho percorrido pelo alimento do campo à mesa: com a plantação de mudas de hortaliças em garrafas pet autoirrigáveis, as quais as crianças levaram para casa, demonstrando a importância da sustentabilidade e da reutilização de materiais, reduzindo os impactos ambientais e incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis. Esta fase contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ainda nesta etapa, foi realizada uma oficina culinária utilizando as hortaliças plantadas pelos alunos, promovendo conhecimento sobre a alimentação adequada e saudável.
Na segunda etapa, o foco foram as frutas. Os professores envolveram o tema no conteúdo pedagógico, além de atividades de degustação, plantio de árvores frutíferas na escola, brincadeiras e oficinas culinárias com toda a equipe.
Na terceira etapa, foi realizada uma pesquisa dos alimentos ofertados pela escola e que também eram consumidos em casa. Os alunos escolheram um dos alimentos, prepararam uma receita com a família e enviaram o registro fotográfico para construção de um mural na escola.
Na quarta etapa, foram resgatadas as boas memórias através de receitas tradicionais da família, na qual cada aluno enviou uma receita para compor um livro. Ao final, um livro digital foi enviado para todas as famílias dos estudantes e realizou-se um sorteio de um livro impresso para cada período.

Premiação
Finalmente, o projeto proposto pelo Setor de Alimentação Escolar receberá a premiação em Brasília, no mês de maio, durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar – Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional. Durante o evento, um livro com os 20 melhores destaques nacionais da jornada será lançado. O projeto cosmopolense vai integrar este material.
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, sendo indispensável entre o meio escolar.
As atividades foram muito bem planejadas e organizadas e alcançaram seu objetivo, envolvendo toda a comunidade escolar, para além de seus portões, como em tudo na educação deve ser.

Moção e agradecimento
“Nós fomos selecionadas na etapa 2, com o tema: “Promoção da Alimentação adequada e saudável: professores em ação!”, que ocorreu nos meses de maio e junho de 2022. Nessa etapa, degustamos frutas individualmente, fizemos salada de frutas, as quais eram os nomes das turmas, plantamos mudas de árvores frutíferas na escola, trabalhamos jogos, desenvolvemos a interdisciplinaridade dentro da sala de aula a partir desse tema com estudo das frutas, cartazes, conversas, músicas, danças. Foi um trabalho muito rico. A nutricionista Luana dos Santos estará lá nos representando, custeada pelo Governo Federal.
Na segunda-feira (27), recebemos na Câmara Municipal uma Moção feita pela Vereadora Cristiane Paes, como reconhecimento pela premiação. Ficamos muito gratas.
Gostaria muito de agradecer também toda a equipe da Merenda Escolar, a Secretaria de Educação, a toda equipe da EMEB Honorina, Professora Coordenadora Elisabete Alves Nogueira, as professoras, educadoras infantis, cuidadoras, cozinheiras, serventes, secretária de escola, aos pais, que nos ajudaram muito, e aos alunos que são nossos tesouros! Foi um trabalho em equipe”, agradece a Diretora da EMEB Professora Honorina Bosshard, Renata Móz Scian.