Projeto de Futsal ocorre há 2 anos e precisa do auxílio de patrocinadores

A professora Marilim Aparecida Cristaldo (49) vem realizando um projeto de futsal com jovens cosmopolenses. A iniciativa ocorreu há dois anos e já conta com a participação de 60 alunos.
“Os jovens sempre me perguntavam quando e onde iniciaríamos treinos de futsal, ainda mais após os jogos escolares que estavam acontecendo na época. Foi então que, com o auxílio do professor Chicão, consegui um horário para os treinos no Ginásio de Esportes”, explica Marilim.
Apesar disso, o projeto não conta com o auxílio de órgãos públicos e/ou patrocinadores, o que resulta na falta de uniformes e chuteiras para campeonatos intermunicipais e bolas para treinos. “No começo, eu mesma comprei duas bolas. Mas, elas ficaram gastas e não tínhamos condições de comprar outras. Felizmente, conseguimos doações”, afirma.
Mas, o problema com uniformes ainda se estende. Recentemente, a modalidade feminina, treinada por Marilim, realizou testes para o time Grêmio, de São Paulo/Inter de Limeira. “Consegui a van com o avô de um aluno e as levei. Todas estavam vestidas com roupas de casa, já que não pude levá-las uniformizadas. Por fim, cinco delas foram aprovadas, mas deveriam comparecer em Limeira duas vezes na semana, o que não vem sendo possível pela falta de verba”, pondera.
“Cinco das minhas guerreiras iriam para Limeira para realização de um sonho, se tivessem condições para tal. Infelizmente, mais um sonho foi deixado para trás por falta de ajuda, patrocínio e apoio”, continua.
Já a categoria masculina foi vice-campeã no torneio FJU, onde jogou com uniformes emprestados, algo que, provavelmente, voltará a acontecer nos jogos municipais. “Sem uniformes, sem bolas, sem apoio, sem patrocínio. Tenho alunos jogando descalços, outros com fitas enroladas no calcanhar e em volta do seu único tênis para impedir os pedaços caírem. Somos todos guerreiros, a espera de ajuda”, alega.
Hoje, os times contam apenas com 15 coletes e 2 bolas, frutos de doações. “Quero auxílio para tirar essas crianças das ruas, evitar o envolvimento delas com drogas e álcool e ajudá-las com oportunidades de terem uma vida digna e melhor através do esporte”, conclui.
Os treinos ocorrem aos sábados no Ginásio de Esportes, a partir das 8h. Jogam na categoria masculina jovens a partir de 15 anos. Já para a modalidade feminina, a partir dos 13 anos de idade.