Aulas são ministradas pelo ator Kiko Pissolato e pela professora e psicóloga Heloísa Barrozo
O projeto de teatro em Cosmópolis, conduzido pelo professor Alexandre Castelli e também pelo ator Kiko Pissolato, está ganhando forma e força à medida que o grupo de 45 participantes se prepara para a grande apresentação marcada para o dia 24 de novembro. Essa data foi escolhida por conta da celebração dos 80 anos da cidade, e o espetáculo em desenvolvimento promete ser um dos momentos mais marcantes das comemorações de aniversário.
O projeto, que começou com aulas de teatro gratuitas em junho, foi idealizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cosmópolis, com o intuito de incentivar a arte e a cultura local. “Estou muito feliz em começar este projeto em Cosmópolis com o apoio da Prefeitura. As aulas de teatro serão gratuitas para os interessados e o foco são os alunos da rede municipal, mas as aulas estão disponíveis para todos”, explica Kiko Pissolato.
Inicialmente, Kiko planejou trabalhar com o professor Alexandre Castelli, mas devido a questões burocráticas, o plano precisou ser ajustado. Foi então que Heloísa Barrozo, professora e psicóloga, foi convidada a se juntar ao projeto. “A Heloisa está comigo desde o começo, praticamente. Ela traz um outro olhar, uma outra visão, além do trabalho de direção e de atriz, do trabalho de professora que ela tem, do trabalho de psicóloga, que acrescenta muito pra gente”, conta.
Com ensaios realizados todos os domingos, o grupo cresceu e se consolidou. “A ideia sempre foi fazer um espetáculo ao final do ano, que vai entrar na agenda dos 80 anos da cidade”.
A apresentação de novembro, que acontecerá no auditório XV de Outubro, nas dependências da Escola Paulo Freire, está sendo cuidadosamente preparada. Kiko Pissolato e Heloísa Barrozo, em conjunto com os alunos, estão desenvolvendo uma peça que contará a história de Cosmópolis de forma colaborativa, envolvendo a contribuição de todos no processo criativo. “A peça vai ser escrita por mim e dirigida por mim e pela Heloisa, com a colaboração dos próprios alunos, num processo colaborativo de criação”, finaliza.
A expectativa é alta, visto que o projeto já foi adicionado no calendário especial das comemoração dos 80 anos de Cosmópolis, celebrando a história da cidade através da arte e cultura.