Projeto escolar desperta interesse em jovem para o mundo do teatro

O jovem cosmopolense André Ricardo Machado, 17 anos, formou-se recentemente no conservatório Carlos Gomes, em Campinas, como técnico em arte dramática.
Segundo o ator, o curso teve início no ano de 2015. “Ano passado, me formei e consegui o registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT)”, explica.
O registro na Delegacia Regional do Trabalho destina-se especificamente para atuantes da área teatral, tornando o profissional apto a exercer cargos na televisão, cinema ou teatro.

Vida artística
O gosto pelo mundo de artes cênicas se mostrou presente na vida de André muito cedo. “Em 2011, eu estudava na EMEB Dr. Luiz Nicolau Nolandi, onde estava sendo divulgado o projeto ‘Alunos em Cena’, do Alexandre Castelli. As aulas iniciavam no começo do ano para que, no final, nós apresentássemos uma peça. Na época, eu tinha apenas 10 anos, mas, já quis me comprometer com o projeto”, conta André.
“A peça que produzimos naquele ano se chamava ‘Se Meus Pés Falassem’ e contou com a participação de alguns jurados para as premiações posteriores. Eu ganhei Melhor Ator Destaque da noite. Foi muito gratificante!”, continua.
A partir de então, o jovem se viu cada vez mais imerso na realidade teatral. No ano seguinte, 2012, o próprio Alexandre Castelli o convidou para participar de sua companhia, chamada Uriellos. “Com ele, fiz parte da peça ‘O Jardim de Fukay’, que até hoje me recordo com muito carinho. Nela, aprendi muita coisa, evoluí muito como ator. Sem dúvidas, me marcou demais”.
No ano de 2015, André entrou no Conservatório Carlos Gomes, para o estudo técnico da área. “Junto a isso, fui convidado a participar do grupo de ginástica do Colégio Objetivo. Com eles, fiz diversas apresentações pela região e, o maior de tudo, uma viagem à Argentina para um festival de Ginástica”, conta.
Já para a mãe do jovem, a carreira que o filho escolheu seguir é motivo de orgulho. “Eu e meu marido sempre estivemos imersos nesse mundo artístico. Quando o André nos comunicou que desejava fazer parte disso também, nós ficamos muito felizes. Ele se dedicou de verdade, por isso, apoiamos. No final das contas, as coisas fluíram bem”, pondera Eliane.
André ainda afirma que no teatro aprendeu muito sobre a vida. “Sou muito grato por essa arte, que mudou minha mente, assim como pela minha familia, o Alexandre Castelli, Babaw Bianque, Neusa Gusikuda, Cristina Vidrich
e todos os meus amigos, que sempre me incentivaram”.
Segundo o ator, seus planos para o futuro não fogem de sua atual posição. “Amo tudo que gira em torno da arte. Teatro, fotografia, música. Sei que longe disso não irei ficar. Pretendo prestar artes cênicas na UNICAMP, mas a ideia ainda está em construção (risos)”, finaliza.