Projeto MelhorAção 3 reinventa mais uma moradia humilde

Visão do Projeto é reformar toda a residência com criatividade e capricho, gastando o menos possível

O Projeto MelhorAção foi inspirado numa ONG de Bragança Paulista, onde Lidiane Lima, que lidera a equipe morava e onde participou como voluntária. “Espelhando-me no projeto de lá, pensei em criar um projeto para Cosmópolis também”.
O Projeto já fez a diferença na vida de duas famílias que foram selecionadas para receber a reforma no ano passado. “Existe todo um critério a ser seguido para a casa ser escolhida para a reforma”, confirma Lidiane.

Como funciona
“A reforma é realizada em dois dias, durante o fim de semana, já que não temos como abrir mão do nosso trabalho para fazer a reforma nos dias úteis de semana”, explica ela.

Organizado
“Nossa equipe de organização, por enquanto, é pouca, formada por todos voluntários. Além da reforma da casa, também vemos o que pode ser feito em relação aos móveis, porque tem móveis que não estão em bom estado, outros que estão ali porque não tem outra opção; então, temos essa pegada sustentável também. Praticamente, todos os móveis que estão na casa são os mesmos, só que durante o fim de semana a turma reforma tudo que vê pela frente e põe muito capricho. Além disso, também vamos na casa, fazemos uma listagem do que a família tem e precisa, já que a intenção é entregar uma casa nova, uma casa renovada”, explica ela.

Como funciona
“O MelhorAção sempre faz uma pré-reforma, e isso acontece antes. No MelhorAção 3, começou a pré-reforma dia 13/01, acabou dia 31/01, e dias 1 e 2 de Fevereiro foi o dia da ação social, o dia que o mutirão faz a reforma”.

Nesta edição
Esta edição do MelhorAção aconteceu na Rua Adolpho Neuman, 150, no bairro Primeiro de Maio, e transformou a casa do seu ‘Almiro’ que, segundo a equipe e a fotografia evidencia, ficou muito grato e emocionado”.

Critério
“O critério de escolha é sempre o mesmo: Fazemos visitas nas casas inscritas e vemos qual mais precisa dessa reforma. A casa tem que ser própria, não pode ser área invadida e nem casa alugada. A família tem que ser de baixa renda e a casa tem que apresentar riscos de vida, saúde, ter condições precárias de moradia. Depois desse filtro, a organização faz uma reunião e escolhe as famílias que estão pré-selecionadas. O Sr. Almiro morava em um único cômodo. Esse cômodo tinha um banheiro sem descarga e a água da pia da cozinha caia diretamente no quintal do fundo”.

Transformação
“Porém, nós levantamos um cômodo no fundo da casa. Hoje, ele tem um quarto, que era no cômodo já existente, e, no novo cômodo, ficaram a cozinha e a sala. Arrumamos também o banheiro e todo encanamento. Ele não tinha quase nenhum móvel, o que aproveitamos dos que ele tinha foram o colchão da cama de solteiro, o tanquinho de lavar roupa, uma estante pequena de madeira que ficava no banheiro e, hoje, após reformada, está no quarto…”

União faz a força
“No fim de semana, estivemos num grupo em torno de 60 pessoas voluntárias. O restante dos móveis nós ganhamos e outros compramos usados. Esses móveis também nós reformamos. No quintal dele, já tinham pés de banana e uma hortinha. Nós limpamos o quintal, aterramos, fizemos um caminho com tijolinhos e também usamos os tijolinhos para cercar as bananeiras e a horta.
Esses tijolinhos já estavam na casa dele. Estavam parados lá no fundo. Demos um destino para eles ao fazer esses artesanatos”.

Missão Cumprida
“Nossa, deu muita diferença. Ficou a coisa mais linda, a casa toda. Todos os vizinhos foram lá para ver, pois está chamando a atenção lá na rua da sua casa. Para mim e para outros da organização, que vimos esta casa como era antes e vemos agora, temos o sentimento que todo esforço valeu a pena. Cada suor, cada dor”.

Necessidade
Lidiane comentou que uma das principais dificuldades ainda é conseguir mão de obra especializada de pedreiro na obra voluntária. “Tanto para quem quiser ajudar como voluntário, com doações ou para quem quiser inscrever uma família ou a sua própria casa, basta ficar atento ao nosso Instagram e ao nosso Facebook que, quando estiver próximo do MelhorAção 4, iremos soltar nas redes sociais”.

Agradecimentos
O primeiro, em especial, é a todos os nossos patrocinadores, que contribuíram com R$ 200 ou mais, seja em dinheiro ou em material e/ou serviço, os quais têm seus logos nas costas da nossa camiseta. São eles: Kero-Kero, Malagon, Disk Entulho Colibri, AS Engenharia, Spagnol, Rocha Magazine, Mark Rental, Casa do Construtor, Juviane, Dra. Mayara Leandro, King’s Paneteria, Menge Elétrica, Marson Casa e Construção, Almeidaço, Farmavip, Cooper Reluz, GMF Andaimes, Elefante Colorido, Geraço, Bentlin Confecções, Madeira Fort, AGR Pisos Industriais, MC Calhas, JS Sousa, Cavagnini, Só Perfil, Luís Augusto Instituto Coaching, Just Arquitetas Associadas, Serra Nova, Reconstruir, Jackson Teixeira Reciclagem de Óleo, Carvalho Materiais de Construção, Vidraçaria São Benedito, CIA Design Gráfica, Azzo Galeria, SOS do Lar e Tele Água.
Também queremos agradecer aqueles comerciantes, prestadores de serviço e instituição que nos abençoaram com itens, alimentos e dinheiro que foram essenciais para a alimentação dos voluntários e para deixar a casa mais charmosa e aconchegante:
Bia Blush, Cassia Atelier, Aki é 1,2,3, Casa da Amizade, Azevedo Tintas, Carvalho Materiais de Construção, Mercado Compre Mais, Edelwiss Enxovais, Portela, Padaria Fratelli, Fonte Church Cosmópolis,
Secretaria de Educação,
Secretaria de Trânsito, Garagem da Prefeitura, Tatiane Balbino Cerimonial, Pastelão, Furlan Refrigerantes, JCY Vidros, Terra Viva,
Art & Amor Artesanatos.