Projeto sobre iluminação pública com lâmpadas de LED é aprovado

Proposta depende da sanção do prefeito para virar lei

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta semana, o Projeto de Lei nº 72/2021, de autoria do vereador Renato Trevenzolli (PP), que determina a obrigatoriedade da instalação de luz de LED nos novos loteamentos e empreendimentos imobiliários de Cosmópolis. A medida visa a melhoria da iluminação pública, gerando uma economia de energia ao município.

O projeto contempla a iluminação por esse tipo de lâmpada, que tem uma durabilidade maior do que as lâmpadas fluorescentes que são utilizadas hoje, das vias públicas, praças, parques, jardins e monumentos.

Na justifica do Projeto, o vereador explica que “a substituição das lâmpadas convencionais pela iluminação LED é uma forte tendência, em virtude das vantagens relacionadas a durabilidade e consumo de energia, isto porque a energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, evitando-se, assim, o desperdício de energia”.

Outros temas

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei n.º 70/2021, do vereador Ricardo Guimarães (PP), que cria a Semana Municipal do Brincar. A data deve ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de maio, integrando as comemorações do Dia Mundial do Brincar, que acontece no dia 28 de maio. Na justificativa da proposta, o vereador fala sobre a importância do PL. “Ao brincar, a criança se desenvolve integralmente, passa a conhecer o mundo em que está inserida. Portanto, o brincar não é apenas uma questão de diversão, mas uma forma de educar, de construir e de se socializar”.

Durante a sessão, foram aprovados 6 Requerimentos dos vereadores que solicitam providências do Executivo com relação a diversos assuntos e a Moção nº 43/2021, de autoria do vereador Ricardo Guimarães (PP), apresentando Congratulações ao projeto Espaço Villa Musical.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cosmópolis