Projeto social “Criando Habilidades” tem objetivo de alfabetizar e trocar experiências

O projeto social “Criando Habilidades”, criado no final de maio deste ano, tem o objetivo de acolher jovens, adultos e idosos, que tenham o interesse em se alfabetizar, bem como aprimorar seus conhecimentos, trocando experiências, vivências e saberes.

Renata Pinheiro Estevam
Psicóloga Clínica
CRP:06/131833
Telefone: 98292 2022
E-mail: renatapinheiro22@yahoo.com.br

Os encontros são semanais, com duração de quatro horas, às quartas-feiras, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. O projeto é aberto para todos os públicos e, atualmente, conta com a participação de sete integrantes.
De acordo com a psicóloga e coordenadora, Renata Pinheiro Estevam, a ideia de criação do programa surgiu após terminar sua pós-graduação, colocando, assim, em prática tudo o que aprendeu. “Eu queria oferecer àqueles que não tiveram a oportunidade de aprender ou também para aqueles que queiram ensinar, um espaço, pois o aprendizado da educação é algo libertador”.
Para abrir o projeto, Renata contou com a colaboração da Igreja Nossa Senhora Aparecida, que cedeu o local para realização das aulas, e também de escolas e vereadores que doaram materiais para os alunos.
Segundo Renata, o projeto social é voltado ao cotidiano e, por isso, as aulas são variadas. “O olhar do programa é pegar as coisas do nosso dia a dia, ou seja, coisas que tenham significado e que façam sentido. Busco assim trazer aulas de português, matemática, culinária, artes, entre outras, algumas ministradas por mim e outras pelos próprios integrantes do grupo. Também recebemos profissionais que estejam dispostos a ensinar”.
A coordenadora ainda ressalta que a ideia da educação dos adultos é diferente da de crianças e adolescentes e, por isso, as aulas são focais. “É um grupo, mas é focal, a gente respeita a singularidade, as dificuldades e o gosto de cada um”.
Uma frase que a coordenadora acredita que marca seu projeto é: “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”. Com isso, ela afirma que “eu sou uma mediadora para elas, eu compreendo que onde quer que haja um grupo existe uma construção de saberes”.

O grupo
O grupo, atualmente, é composto por sete pessoas, com faixa etária entre 40 a 85 anos.
Uma das integrantes do grupo, Eva Pedreira da Silva, 62 anos, estudou até a segunda série e explica que, desde que entrou no grupo, está aprendendo cada vez mais. “Agora quando adulta, eu estudei durante um tempo nos fins de semana no Gepan, mas, infelizmente, as aulas acabaram e, quando soube deste projeto, achei ótimo e estou desde o começo”.

Eva Pedreira da Silva
Participante do Programa

Maria Lúcia da Silva Teixeira
Participante do programa

A outra integrante, Maria Lúcia da Silva Teixeira, de 56 anos não foi tão diferente, teve interesse em voltar a aprender e decidiu se juntar ao grupo. “Uma vez, a minha cunhada me disse que tinha esse programa e, já no outro dia, eu fiz minha inscrição para participar e aqui estou, aprendendo cada vez mais”.
Maria Lúcia explica que, desde que entrou no projeto “Criando Habilidades”, percebeu mudanças em si. “Eu melhorei muito, estou menos estressada, melhorei na escrita e na conversa. Eu gosto muito de vir aqui, pois, entrei para aprender um pouco de tudo”.
Eva finaliza esclarecendo que não existe idade para se aprender e, por isso, continua estudando e ensinando seus conhecimentos para outras pessoas.

Serviço:
Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Paróquia nos telefones 3812-1000/3872-2340 ou diretamente com a psicóloga Renata Pinheiro Estevam no celular (19) 98292-2022, ou e-mail: renatapinheiro22@yahoo.com.br.