Projetos 2022: idealizações que já estão se tornando realidade

Turismo não para de idealizar projetos e procurar trazê-los à realidade

O Turismo não para de idealizar projetos e procurar trazê-los à realidade. Como já contamos em nossa retrospectiva, o ano de 2021 foi um ano de grande crescimento para o departamento, que, até então, ainda não havia conseguido mostrar a sua cara e também provar a sua grande importância. Durante o ano, lançamos edições-piloto do Turismo Pedagógico, do Bike Point, do Selo de Qualidade Turística, realizamos também a primeira ECOTUR, Caminha de Turismo Ecológico, além de desenvolver outros projetos que esperamos lançar este ano.
Um dos projetos que ganhou vida em 2022 é o Vem Prá Feira, que já deu mostras de ser um sucesso. A Secretaria de Cultura, em parceria com o Turismo, está preparando diversas atrações para atrair visitantes e munícipes para a feira noturna, tão importante para o turismo. Toda semana, traremos uma atração diferente, a programação contará com apresentações musicais, sessões de cinema ao ar livre do Ponto Mis, aulas de dança, entre outras atividades. O objetivo é proporcionar aos munícipes e visitantes opções de lazer, atraindo mais pessoas à feira. Além disso, com a feira mais movimentada, o produtor local conseguirá vender mais, trazendo benefícios a todos.
Estamos também organizando o PEDAL Ecotur, que será um grande evento de incentivo à prática de esportes (cicloturismo) e de sustentabilidade. Está marcado para o dia 13/03, a partir das 8h, na Praça do Rodrigo. Terá início com um passeio ciclístico e, na volta, teremos o 1º Encontro de Bikes Antigas, apresentação de Aulão de Spinning Outdoor oferecida pela academia Panobianco, música ao vivo e praça de alimentação com entidades do município. Essa união de esforços entre vários segmentos de um município é que faz a mágica acontecer.
Além disso, estamos programando uma manhã de passeio com o Grupo da Melhor Idade, totalmente gratuito para os integrantes do mesmo, onde poderão conhecer um estabelecimento do nosso município que gentilmente cedeu tempo, trabalho e espaço para oferecer a esses ilustres visitantes uma manhã agradável sem que seja preciso um grande deslocamento.
Outro projeto que logo, logo ganhará vida é o Espaço Arte e Artesanato. O Turismo cederá um espaço de maneira gratuita aos artistas e aos artesãos de Cosmópolis, para que possam expor, vender e divulgar seu trabalho, durante um tempo pré-determinado, cedendo o espaço ao próximo artista que se inscrever. Nós sabemos a importância da arte e do artesanato para o turismo e entendemos que, muitas vezes, essa é a própria identidade de um município, se tornando por si só um atrativo turístico. Em breve, quando esse projeto estiver mais concreto, divulgaremos maiores detalhes, como se inscrever, quem poderá participar, onde será. Aguardem!
Por se tratar de um segmento que mais alia e impulsiona todos os outros, estamos sempre buscando alianças, seja na educação, na cultura ou no setor privado. Buscamos aliança e apoio também em vocês, cidadãos conscientes, que enxergam o nosso trabalho com olhos de amor e compreensão; pois é assim que trabalhamos, com muita garra, convicção, credibilidade e, principalmente, amor.

Texto: Letícia AtmannFrungilo
Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Facebook: turismocosmopolis