Proteínas são essenciais para qualquer tipo de grupo alimentar

A dieta vegetariana/vegana demanda diversos cuidados. Por excluírem algumas ou até todas proteínas animais do cardápio, os adeptos aos costumes buscam em alimentos naturais os nutrientes necessários.
De acordo com a nutricionista Priscilla Menezello, todos os grupos alimentares possuem proteínas (como as frutas, legumes, verduras, sementes, nozes, castanhas, entre outros). “Entretanto, as mais recomendadas são as leguminosas, que incluem feijões, lentilha, ervilha, soja e grão de bico, assim como os cereais, compreendidos por arroz integral, aveia, quinoa, etc.”, explica.
Estas proteínas podem ser inclusas em qualquer tipo de receita, como pão, bolos e sopas. “Há também a opção de fazer patês com grão de bico e outras leguminosas; são alimentos que utilizamos normalmente no nosso dia a dia, basta adequar a quantidade”, esclarece.
Já os carnívoros não precisam se preocupar tanto em achar esse nutriente nos grãos por ele já estar na carne, mas para quem deseja aumentar a proteína na dieta, pode ser uma ótima variação.
Existem diversos tipos de opções para pessoas vegetarianas ou veganas para não ficarem sem a proteína, mas a ervilha, em específico, é uma ótima fonte de proteína vegetal.

Proteína da ervilha

Priscila Menezello, nutricionista
CRN 44883

Considerada uma das melhores proteínas vegetais, a ervilha pode ser benéfica para a circulação sanguínea, reduzindo o risco de arteriosclerose, ataques cardíacos, diminuindo o colesterol ruim, além de atuar na prevenção da hipertensão.
Trata-se de um carboidrato complexo, que leva um tempo maior para absorção, evitando picos de insulina, e controlando a glicemia no sangue. Além disso, a ervilha é ideal para perda moderada de peso, já que resulta na saciedade maior.

Uma xícara de ervilhas cozidas contém aproximadamente 8,6 gramas de proteína, mais do que um copo de leite de vaca (6,3 g).
A proteína da ervilha não é ideal apenas para os adeptos a dieta vegana/vegetariana, mas para quem busca um estilo de vida mais saudável também.