Protetores térmicos são grandes aliados no inverno

CEDIDA DIEGO TETZNER

Durante o inverno, a fibra capilar exige ainda mais cuidados para continuar forte e bonita mesmo nos dias de frio.
Os cuidados com o cabelo no inverno são um pouco diferentes dos rituais realizados no verão. Conhecer os tratamentos e produtos mais indicados para os dias frios faz toda a diferença na hora de manter os fios bonitos e saudáveis, evitando o ressecamento e a opacidade causados pela falta de umidade no ar. Acompanhe uma lista com 6 hábitos que você pode – e deve – adotar com os cabelos durante esse período. Confira!

1) PROCURE UTILIZAR PRODUTOS DE AÇÃO HIDRATANTE E NUTRITIVA
Quando o clima se torna mais seco, consequentemente, nossos fios também ficarão mais opacos e rígidos, afinal, a falta de água no ar influencia diretamente no aspecto hidratado e sedoso dos cabelos. Apostar em produtos de ação nutritiva é essencial durante as estações mais frias e, vale, inclusive, trocar o shampoo e condicionador usados na higienização nos dias de outono e inverno, quando as temperaturas começarem a diminuir.
Para quem tem cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente mais secos, a sugestão é apostar no uso de produtos sem parabenos em sua fórmula, já que os parabenos podem potencializar o problema e tornar os fios ainda mais ressecados e sem brilho.

2) CUIDADO COM OS BANHOS MUITO QUENTES E ESPAÇADOS
Nos dias mais frios, os banhos com temperaturas altas se tornam mais frequentes, mas, apesar de serem relaxantes, o calor retira ainda mais a oleosidade dos fios, acabando com o seu brilho e potencializando o aspecto ressecado. Por isso, procure utilizar água morna na hora de lavar o cabelo durante o inverno.
Além disso, não é indicado que as lavagens sejam muito espaçadas, uma vez que a oleosidade se acumulará no couro cabeludo e, com o tempo, acaba criando irritação e coceira na região. Não existe uma frequência correta para lavar os cabelos. Fique atenta ao aspecto dos fios: sempre que o seu cabelo apresentar um aspecto mais pesado e rígido, é porque está na hora de lavar.

3) PROTETORES TÉRMICOS SÃO GRANDES ALIADOS DO INVERNO
Sabemos que é impossível sair de casa com os fios molhados nos dias de temperatura mais baixa e, por isso, ferramentas como secador e chapinha são usadas com mais frequência durante esse período. “Produtos de ação térmica blindam a fibra capilar e evitam que o calor desses acessórios acabe, literalmente, fritando a estrutura do cabelo e criando danos profundos”. Por isso, protetores térmicos devem sempre estar presentes na sua rotina de cuidados, sendo aplicados ainda com os fios molhados.

4)APOSTE EM PRODUTOS QUE CRIEM VOLUME E DESTAQUEM A FORMA DOS FIOS
Quando as temperaturas caem, o volume do cabelo também tende a mudar e diminuir, principalmente, no inverno, quando é comum que os fios fiquem com formas menos definidas. Por isso, aposte em finalizadores que ajudem a destacar a sua textura natural e criar densidade, fazendo parecer que as madeixas estão mais cheias e encorpadas. Para isso, shampoos secos, sprays de efeito praia e mousses são os mais indicados.

Diego Rogério Tetzner
Cabeleireiro e Maquiador, especializado em Penteados e Noivas
Studio Diego Tetzner
Rua Ataliba de Carvalho, 815, Bela Vista 1
Contato: 3800 4644
19 98114 0353

5) CAPRICHE NAS HIDRATAÇÕES DURANTE O INVERNO
Como já falamos antes, as temperaturas mais baixas fazem com que os fios fiquem secos, opacos e com aspecto rígido, por isso, a hidratação é outra aliada importante durante esse período. Por ser um tratamento de ação profunda, em poucos minutos, o produto hidratante pode devolver para o cabelo sua maciez, brilho e movimento. O tratamento pode ser feito em casa ou no salão de beleza, com itens profissionais. Converse com o seu Hair Stylist e peça a indicação de máscaras que ajudem a resolver as principais necessidades da sua fibra capilar.

6) NO FRIO, TONS ESCUROS DISFARÇAM MELHOR O RESSECAMENTO
Se você é loira e sofre com a aparência mais seca do cabelo durante o inverno, uma boa opção é apostar em tons mais escuros nessas estações. Para 2019, tons como o marrom madeira e até tons mais fechados de ruivo estão em alta. Vale investir tanto em uma coloração definitiva como no tonalizante, que tem uma duração menor.
Para finalizar, ressaltamos que o ideal é, pelo menos, uma vez ao mês ir ao salão e fazer uma reconstrução ou hidratação. Consulte o seu Hair Stylist.