Psicoterapia do Idoso: a importância da saúde mental na terceira idade

A terceira idade é uma fase marcada por muitos sentimentos de reconhecimento e reflexões, mas também pode gerar solidão, tristeza e angústia. Muitos idosos, além de certa carência afetiva, sentem suas limitações e dependência de outros, o que pode sequenciar estes sentimentos negativos.

A ideia de finitude também desperta vários sentimentos nos idosos, como a dúvida, a incerteza e o medo. Além disto, esta fase da vida é marcada sempre por perdas de amigos e entes queridos, fatos que abalam emocionalmente os idosos, pois aspectos sociais também são afetados.

O envelhecimento é um processo natural e contínuo. Durante todo este processo, o idoso passa por fases difíceis, com perdas no plano biológico, psicológico e social. Primeiramente, começa a perder a liberdade e autonomia que possuía anteriormente, precisando contar com a ajuda de outras pessoas para realizar atividades que antes não tinha dependência. O idoso, muitas vezes, ainda, começa a possuir limitações físicas e cognitivas, acompanhadas de dores e desconforto, que geram sensações de incapacidade e desânimo.

Diante destas e de outras variáveis, é necessário que o indivíduo passe por uma adaptação à velhice e a todo o processo de envelhecer. Dentro desta adaptação, é interessante que o idoso seja acompanhado por um profissional da psicologia que o auxilie neste momento difícil e, às vezes, doloroso.

A proposta da psicoterapia para o idoso é oferecer um espaço de escuta, algo que muitas vezes o mesmo não possui por parte de seus familiares e amigos, que não compreendem a situação, ou são impossibilitados, ainda, de disporem de tempo para acompanhar o dia a dia do idoso. Vale ressaltar que o psicólogo é um profissional capacitado para ter uma escuta específica e diferenciada diante das situações que serão apresentadas pelo paciente, e trabalhará desta forma com as queixas trazidas pelo idoso.

O psicólogo abrirá caminhos para que o idoso possa compartilhar suas dores e angústias atuais e passadas, e também os acontecimentos felizes do seu cotidiano. Também é importante que o idoso tenha uma rotina organizada, onde sejam inseridas atividades físicas e cognitivas, e o psicólogo pode ajudá-lo a se organizar para que isto ocorra de maneira efetiva.

A psicoterapia, ainda, pode servir como um momento de reflexão e autoconhecimento, onde o idoso faz uma retrospectiva de tudo aquilo que viveu em seus anos anteriores de vida, reconhece aquilo que foi positivo e levanta questões que necessitam de novas posturas que ainda poderá adquirir.

Há muitos idosos que acreditam na impossibilidade de mudanças de comportamento nesta fase, mas é importante ressaltar que isto se trata de um engano, visto que os idosos possuem o direito de preservar e pensar sobre a vida, independente do momento em que ela se encontre.

Todo momento pode ser considerado importante ao falarmos do nosso bem-estar e saúde mental, e daqueles que estão em nossa volta. Por isto, assim como em outras fases, a psicoterapia se faz importante também na terceira idade.

Marina Ceroni
Psicóloga
CRP – 06/137885
Telefone: (19) 974123504
Facebook: Psicóloga Marina Ceroni
E-mail: marinaceroni@hotmail.com

É válido ressaltar também que a psicoterapia é indicada para idosos que estejam passando por algum tipo de transtorno emocional, como transtornos depressivos e de ansiedade, por exemplo, que são diagnósticos geralmente trazidos por psiquiatras.

A psicoterapia permitirá ao idoso que este reconheça seu espaço no mundo, podendo desta forma encontrar recursos para lidar de maneira emocionalmente saudável com esta fase, e com todas as mudanças significativas geradas por ela, visando não só o bem-estar físico e social, mas, principalmente, o bem-estar psíquico do idoso.