Quais alimentos contribuem para o mau hálito e a formação de cáries?

A principal causa do mau hálito é a má higienização da cavidade oral: uma escovação incorreta, sem o uso do fio dental associado também à não escovação da língua, vão gerar, sem dúvidas, um mau hálito excessivo

Dr. Paulo Cézar Clínico geral e Especialista em Ortodontia CROSP 102821

Os principais alimentos que causam problemas à saúde bucal são aqueles que possuem na sua composição, açucares, como por exemplo, a Sacarose. A Sacarose é um açúcar comum que está presente em muitos alimentos, principalmente nos industrializados, como, por exemplo, doces, bolachas recheadas, chocolates, entre outros. Portanto, esses alimentos são os que mais podem causar problemas à saúde bucal.
Esses alimentos não precisam ser evitados, podemos consumi-los normalmente, de forma regrada, mas sempre temos que ter em mente que são muito ricos em açúcar e esse açúcar, na superfície dos dentes, pode desenvolver um início de cárie, juntamente com a presença de bactérias.
O principal problema causado pelo açúcar é a formação das lesões cariosas. A cárie dental é a doença que mais acomete os dentes, no geral. E para se iniciar, necessita do açúcar na superfície dos dentes, associado a outros fatores, como por exemplo, as bactérias, a má escovação, o não uso do fio dental e até mesmo uma ‘saliva ácida’.
É verdade que alguns alimentos, como algumas frutas e vegetais, auxiliam na limpeza da superfície do dente, pois o contato direto, a fricção mecânica desses alimentos com o esmalte dental, muitas das vezes, remove resíduos que estão presentes nessa superfície. Além disso, essas frutas e esses vegetais possuem, em sua composição, minerais que são responsáveis, muitas das vezes, por remineralizar a superfície do esmalte, passando, assim, um aspecto de branqueamento para o dente. Lembrando que esses alimentos auxiliam somente na limpeza e na remineralização do esmalte dental, não possuindo a capacidade de clarear a parte interna do dente, e esses alimentos: frutas, vegetais, castanhas, leite estimulam, muitas das vezes, a salivação em quantidade maior na cavidade oral, que produz uma película sob a superfície do dente, o qual poderá causar também um aspecto de um dente mais clareado.
Alguns alimentos, por terem em sua composição uma acidez excessiva, podem gerar mais mau hálito do que outros alimentos, como por exemplo, alho e cebola. O leite e seus derivados também são alimentos que podem gerar um mau hálito excessivo, pois são alimentos que iniciam uma fermentação na cavidade oral, principalmente, sob a língua, onde estão presentes algumas bactérias, e isso pode gerar mau hálito excessivo.
Alguns tipos de carne também podem gerar mau hálito. Mas, temos que lembrar que a principal causa do mau hálito é a má higienização da cavidade oral: uma escovação incorreta, sem o uso do fio dental associado também à não escovação da língua, vão gerar, sem dúvidas, um mau hálito excessivo.