Quais as melhores flores para a primavera?

Esta é a época em que as flores mais surgem nos canteiros, jardins e vasos.
“As condições climáticas já não obedecem mais ao calendário. Mudaram muito! Pouco frio, sol demasiado e, no último mês de agosto, foram poucos ventos! Forte calor durante o dia e as noites frescas. De repente, tudo ficou desordenado! Mas, nessa época, elas estão lá. Enfeitando nosso jardim, chamando atenção aos olhos atentos, por minúsculas que sejam. Nas mais diversas cores, nas variedades e tamanhos, atraindo insetos e borboletas, elas estão lá, as presenteando com toda plenitude da vida”, diz a Paisagista Márcia Constantino Machado de Queiroz.

Márcia Constantino Machado de Queiroz – Paisagista

Segundo a Paisagista, as flores mais plantadas nesta estação são: dália, cravínea, gladíolo, flor da baunilha, lírio, bobélia-azul, alyssum, petúnia, onze-horas, etc. (nomes populares).
Márcia justifica as escolhas “talvez por terem um desenvolvimento melhor neste período.
Não dá para saber qual a mais plantada porque depende da região em que a flor é procurada.
Por exemplo: na nossa cidade, a petúnia, a onze-horas e a cravínea são as mais procuradas. Pode ser que, em outra cidade ou região, sejam outras”, esclarece.
Segundo Márcia, não existe nenhum tipo de regra para o plantio das flores, todas podem ser plantadas em todas as estações. “O que devemos saber é que, ao plantarmos, arcamos com a responsabilidade de cuidar”, ressalta a paisagista.
Os cuidados com as flores nesta estação são os mesmos. “Além da água, é importante adubar para que o enraizamento e o florescimento ocorram com mais facilidade”, aconselha.