Quais cuidados devemos tomar com o avanço da estiagem?

Otorrinolaringologista tira as dúvidas mais comuns sobre a época

Dr. Carlos Alberto Ferreira Guidi CRM: 58240 Otorrinolaringologista Total Clínicas Rua dos Expedicionários, 1378 Jardim Bela Vista Telefones: 3812-4311 3812-5311

Estamos em época de estiagem e há uma série de cuidados a serem tomados para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar, que pode causar os mesmos sintomas de resfriado e até da COVID-19. Esclareça as principais dúvidas com o médico otorrinolaringologista Dr. Carlos Alberto Ferreira Guidi.
Baldes de água e toalhas molhadas no quarto conseguem umidificar o ambiente?
Podem sim, em especial as toalhas molhadas. Se estiverem úmidas e forem estendidas na janela, contribuem para a umidificação do ar. A melhor maneira seria a utilização de um umidificador elétrico.
Que cuidados devem ser tomados com crianças e idosos? Por serem mais frágeis, devem se hidratar intensamente com o uso de soro fisiológico e ingerindo bastantes líquidos.
Quais os cuidados deve tomar quem trabalha em locais com ar-condicionado?
É fundamental que quem trabalha em locais com ar-condicionado hidrate a mucosa nasal com o uso de sprays nasais a base de cloreto de sódio ou soro fisiológico, para que não adquiram doenças respiratórias como rinites, sinusites e bronquites.
A baixa umidade do ar pode causar os mesmos sintomas do resfriado e da covid? A baixa umidade de ar pode, sim, causar os mesmos sintomas de resfriados e da covid, uma vez que, durante períodos em que a umidade do ar é mais baixa, há um comprometimento no funcionamento dos mecanismos de defesa da mucosa nasal contra a invasão de vírus e bactérias.
Por que as narinas ficam mais irritadas e sangram mais com o tempo seco? Porque o clima seco prejudica o funcionamento da defesa do trato respiratório, expondo-o a fissuras e ressecamento da mucosa, o que pode levar ao sangramento.