Quais são as vantagens da funilaria artesanal?

Na maioria das vezes, as técnicas são eficazes e conseguem manter a originalidade do veículo

A funilaria artesanal, popularmente conhecida como “Martelinho de Ouro”, é uma técnica artesanal para desamassar o veículo sem danificar a pintura. Ganhou sua fama no final do século XX. Essa técnica utiliza ferramentas para suavemente fazer pressão por trás da lataria do veículo e mover de volta o seu estado natural. No martelinho de ouro, pode-se recuperar o veículo na maioria dos casos, desde que o amassadado não tenha danificado a pintura.

Vantagens da Funilaria Artesanal
– Nenhum enchimento, massa, lixa ou pintura são utilizados, mantendo a originalidade do seu veículo.
– Valorização (por não ter feito lanternagem).
– Muitos reparos podem ser concluídos em até 1 hora.

O Início da RL Martelinho
“Tudo se iniciou na família com José Roberto Lucino (tio Roberto) em 1987. Uma forte chuva de granizo em São Paulo amassou mais de 1.000 mil veículos na Fábrica da Volkswagen. Meu tio foi chamado por essa grande fábrica de automóveis para aprender essa técnica de remover o amassado. Com o aperfeiçoamento, ele foi convidado para trabalhar com outros profissionais em outras cidades. Hoje, ele tem sua oficina montada na cidade de Limeira/SP, há mais de 20 anos. Com sua experiência, essa profissão foi passando para irmãos, filhos e primos”, conta Rodolfo Cesar Lucindo, 39 anos, Funileiro Artesanal ‘martelinho de ouro’ há 10 anos.
Rodolfo acrescenta que “trabalhei na cidade de Rio Claro no ano de 2002 na oficina do meu primo (Luis), como desmontador de automóveis. Ao longo dos anos, comecei a praticar o martelinho e, aos poucos, fui aprimorando e ganhando experiência.
No ano de 2020, decidi abrir a minha própria oficina. Pesquisei várias cidades e me chamou a atenção a cidade de Cosmópolis. Visitei e conheci vários lugares. Percebi que, na cidade, não havia esse ramo de atividade e, então, seria o lugar ideal para montar a minha oficina.
Em Outubro de 2020, foi inaugurada a RL Martelinho. Estamos há 1 ano e 5 meses na cidade, onde trabalhamos eu, meu pai Narciso e minha esposa Marilia como auxiliar”.

Técnica desperta curiosidade
“Essa técnica tem chamado a atenção das pessoas. Muitas não conheciam e nem sequer tinham ouvido falar. Essa técnica vem despertando a curiosidade das pessoas e crescendo a cada dia, com mais confiança e credibilidade.
A vantagem de procurar a nossa empresa é que vamos avaliar a melhor forma de fazer o reparo da peça danificada, com o custo mais barato e em menos tempo do que as funilarias convencionais (funilaria e pintura). Na maioria dos casos, conseguimos recuperar o amassado, mantendo a originalidade do veículo”, esclarece Rodolfo.