Qual a importância das férias escolares na vida das crianças

O papel do descanso vem como uma forma de manter o rendimento

O mês de julho se inicia, e, com isso, vêm as férias escolares, deixando os alunos com tempo livre, e isso requer um cuidado especial com a saúde mental das crianças.
A atenção deve ser redobrada para evitar acidentes domésticos.
Proporcionar momentos de diversão e brincadeiras é muito importante.
Atividades como leitura, passeios, jogos, filmes, visitas culturais e exercícios físicos são meios de entretenimento e cuidado com a saúde física e mental.

Qual o papel do descanso nessa pausa das atividades escolares?
O papel do descanso vem como uma forma de manter o rendimento, assim como ter o contato com a família e atividades de lazer para sair um pouco da rotina de estudos.

O que os pais devem fazer para que esse descanso seja garantido?
Há pais que trabalham durante o recesso escolar, há também os que estão de férias e precisando de ideias para entreter os filhos durante todo esse tempo em que estão em casa. O jeito é planejar atividades que os filhos gostem ou usufruir da imaginação para desenvolver atividades juntos. Assim, os filhos irão realizar outros tipos de atividades e garantir que retornem às aulas com a mente descansada.

Para promover o autocuidado como um todo, nesse período, quais medidas devem ser tomadas?
Adquirir formas de se cuidar, como hobbies, coisas prazerosas como ouvir uma música, brincar com seu pet, admirar seus pontos fortes e qualidades, admirar pequenas coisas que te fizeram feliz hoje em meio de praticar autocuidado. Leitura, passeios, jogos, filmes, visitas culturais e exercícios físicos são meios de entretenimento.
Buscar psicólogos para melhorar tempo de qualidade com os filhos e orientação de pais também é uma forma de autocuidado.
Fazer do autocuidado um hábito na vida de forma geral é importante tanto para crianças, quanto para adultos.

Ana Carolina Kitagawa
Psicóloga Clínica e Psicóloga Escolar

CRP: 06/166088

WhatsApp: 19 98258-8295
Instagram e Facebook:
@psi.anakitagawa