Qual a importância de se conversar sobre saúde emocional nas empresas?

O tema é algo muito discutido hoje nas mídias sociais

Algo muito discutido hoje nas mídias são o estresse e casos de transtornos mentais presentes nas empresas. Devido ao trabalho pesado e exaustivo, muitas pessoas acabam desenvolvendo sérios problemas psicológicos, que acabam atrapalhando, e muito, o dia a dia da empresa. O consultor, escritor e conferencista, Eduardo Colamego fala sobre o tema.

Para você, quais os principais fatores que contribuem para um ambiente de trabalho tóxico e disfuncional?
R. “Trabalhando já há alguns anos como consultor dentro das organizações, percebo que tudo gira em torno da comunicação. Se a comunicação é falha, o estresse é alto. Uma empresa onde processos são confusos ou até inexistentes, leva a erros de todos os tipos, desde relacionamento com cliente até relacionamento entre pares de trabalho e a liderança. Isso cria um ambiente de atrito, incertezas e nada saudável. Além da comunicação, podemos colocar que lideranças despreparadas técnica e emocionalmente acabam também piorando o ambiente”.

Qual é a relação entre um trabalhador desanimado e um ambiente disfuncional?
R. “Todos nós, quando iniciamos um trabalho, não pensamos em sermos os piores dentro da empresa, ninguém entra na empresa com esse objetivo em mente. Entramos com a esperança de ter condições para fazer um excelente trabalho e crescer na empresa. A desmotivação acontece quando existe desorganização, quando a empresa não oferece boas condições para que o melhor trabalho seja feito e, claro, se a liderança é ruim, não apoia e nem trata com valor e respeito, não há como se manter produtivo e funcional”.

O que exatamente faz com que o progresso e o desenvolvimento da empresa não sejam alcançados?
R. “São diversos os fatores que se encontram dentro de pilares que costumo desenvolver dentro das empresas. Empresas precisam de: Produtos e serviços que atendam uma demanda com qualidade, processos estruturados e pessoas capacitadas e orientadas de forma eficiente. Logo a falta desses fatores são a causa da estagnação e até da quebra de muitas empresas”.

Em relação ainda a questões de apoio à saúde mental dos colaboradores, quais são as ações que uma empresa precisa tomar?
R. “Hoje, a questão da saúde mental é prioridade nas empresas do mundo todo. Com a pandemia e as pressões desse período, tivemos um agravamento em relação a problemas relacionados à saúde mental. As empresas, além dos pontos que tratamos nas questões anteriores, precisam estruturar uma boa estratégia de RH em que exista um programa de apoio e, claro, benefícios ligados a salário emocional. Algumas ações possíveis são:
– Programas e treinamentos com foco em promover motivação e o autoconhecimento;
– Comunicação assertiva.
– Flexibilidade na rotina organizacional.
– Oportunidades de progressão na carreira.
– Reconhecimento pelo trabalho e feedbacks positivos”.

Eduardo Colamego
Consultor, escritor e conferencista, especialista em liderança e desenvolvimento pessoal