De acordo com a Medicina Chinesa, o desequilíbrio do fígado pode agravar os sintomas
Baseado na Medicina Chinesa, problemas como pressão alta, insônia, enxaqueca, labirintite, dores articulares, unhas fracas, mau humor e mais alguns outros como: dificuldade de tomar decisões, alterações constantes de humor, problemas menstruais, infertilidade, fibromialgia, problemas digestivos, tique nervoso, tremores, tontura, irritação, visão turva ou fraca, todas essas queixas, geralmente, podem ter um fator em comum, que é o desequilíbrio na função energética do Fígado.
Sim, isso mesmo, a energia do Fígado para a Medicina Chinesa está relacionada com todas essas questões, e se ele não estiver em equilíbrio, o paciente vai apresentar vários desses sintomas que, aparentemente, não têm ligação uma com a outra, mas possuem a mesma raiz.
Por isso, costumamos dizer que, para tratar de uma doença, não adianta tratar somente os seus sintomas, temos que tratar também a sua raiz e aí consequentemente todas essas manifestações tendem a melhorar. Quando tratamos apenas sintomas, eles até melhoram por um tempo, mas, é comum ter recaída depois de algum tempo.
Vamos dar um exemplo que é bem comum no consultório. Paciente chega com queixas de insônia, enxaqueca e dores articulares, principalmente na região cervical. Geralmente, muito crônicas e fazendo uso constante de vários tipos de medicações, tanto para dor como para insônia, mas esses medicamentos não resolvem o problema e podem até piorar a longo prazo, melhoram apenas as manifestações e, se interromper o seu uso, as queixas tendem a voltar.
Os principais fatores que geram esse tipo de desequilíbrio no Fígado são: situações prolongadas de raiva e tensão, sedentarismo, má alimentação, tanto na quantidade como na qualidade e em horários inadequados como tarde da noite, o consumo excessivo de açúcar, café, álcool e gordura também prejudicam o funcionamento do órgão.
Já o contrário, atividade física moderada, rir com frequência, consumo moderado de alimentos naturais de sabor ácido e amargo, assim como alimentos na cor verde são os maiores aliados do Fígado.
Para tratarmos esse quadro na Medicina Chinesa, podemos utilizar várias ferramentas. A mais utilizada é a Acupuntura, onde são usadas agulhas super finas em pontos espalhados pelo corpo, gerando um estímulo que ajuda o organismo a se equilibrar novamente e melhorar seu funcionamento.
Outras técnicas usadas são a Fitoterapia Chinesa, massagem, auriculoterapia, moxabustão, entre outras.
Mas, para obter um bom resultado no tratamento, é muito importante fazer uma boa avaliação. Para isso, utilizamos vários recursos como: questionário, observação geral do estado do paciente, observação da língua, que reflete o estado energético dos órgãos, onde é possível detectar vários problemas, sentir o pulso, que também demonstra a energia dos órgãos como está, observamos unha, cabelo, pele, forma e também fazemos palpação de pontos chaves, tudo para fazer um melhor diagnóstico possível e descobrir a raiz do problema e assim conseguir obter o melhor tratamento e o melhor resultado possível para cada caso.