Qual é a tua identidade?

Vivemos em um tempo no qual preza-se pela criação de uma identidade adequada aos próprios anseios. Por causa disso, a maioria das pessoas tende, por exemplo, a associar-se com movimentos voltados para causas sociais ou políticas. Também, unem-se a grupos que se assemelham com suas afeições, crenças e opiniões, ou até mesmo, apropriam-se dos pensamentos e estilo de vida de personalidades históricas ou midiáticas.
Resumindo, o objetivo sempre é estabelecer uma identidade mediante aquilo que agrada e pode nos fazer orgulhosos de nós mesmos. O grande problema é que todas as coisas são passageiras (inclusive os homens e os seus ideais), as instituições humanas estão sujeitas a fracassos e os grupos existentes podem se desfazer. Sendo assim, se atrelarmos a realidade de quem realmente somos às coisas findáveis deste mundo, nunca teremos uma identidade real, definitiva e imutável.
Entretanto, precisamos saber que há solução para esse dilema. A Bíblia fala, em 1Pedro 1.1-2, sobre um tipo de identidade que não está atrelada a este mundo, mas ao reino dos céus. Esta define homens e mulheres de forma única por toda eternidade. Uma nova identidade que não pode ser conquistada por afeições ou competência, mas é recebida unicamente pela misericórdia Divina e pelos méritos de Jesus Cristo, a de sermos conhecidos como: eleitos de Deus e forasteiros neste mundo. Assim, somos transformados para uma vida santa, a qual abandona o pecado e as paixões do próprio coração (1Pe 1.13-21), que reflete em todos os lugares essa nova vida em Cristo e aguarda por uma herança incorruptível, preparada desde antes da fundação dos tempos (1Pe 1.3-9). Se o Senhor Deus tiver planos para tua vida, Ele te dará esta identidade.

Pr. Pedro Matos (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Cosmópolis)