Qual o papel da autoescola na formação de um condutor?

Para portar a Carteira Nacional de Habilitação são necessários aulas, treinamentos e exames para então se tornar apto a dirigir, mas nem sempre isso é o suficiente para que os acidentes sejam evitados. Ainda existem milhares de pessoas que dirigem, mas sem nenhuma consciência, deixando a vida de outras pessoas em risco.
“Na autoescola, ensinamos o correto, o que tem que ser feito e tentamos passar para os alunos as consequências do que um ato não pensado pode ocasionar”, diz Rosemary Garbellini Baccarin, conhecida como Rose, da Auto Escola Sandra.
Para Rose, a autoescola ajuda na conscientização, mas não se resume somente às aulas que são feitas lá. É uma questão de educação, “desde casa, desde que a criança começa a entrar no carro e coloca o cinto”, diz.
Quando se está no trânsito, não se dirige sozinho, por isso, a questão de conscientização vai além da autoescola e passa para o âmbito familiar, que é onde se aprendem o respeito e educação, essenciais para um trânsito seguro.
No trânsito, lidamos com muitas situações diferentes e com pessoas diferentes, por isso, o respeito e a conscientização são fundamentais para que não haja nenhum tipo de acidente ou confusão.
A resolução 543 do CONTRAN, de julho de 2015, estabelece que quem vai tirar a primeira habilitação categoria B, deve fazer, no mínimo, 25 horas/aula. Destas, pelo menos 5 horas devem ser em um simulador de direção, tendo uma hora/aula com conteúdo noturno.
Esse simulador demonstra todas as situações pelas quais um condutor pode passar. “Ele mostra como dirigir durante a noite, como entrar numa rodovia, como dirigir num dia de chuva, como deve ser sua reação na frenagem, como calcular a distância, enfim, ele mostra todas as possíveis situações que se pode enfrentar no trânsito. Tudo para evitar um acidente”, explica Rose

As aulas são importantes para a formação de um motorista, mas não formam o caráter do mesmo. “Tudo na vida é assim. É ensinada a teoria, mas, a prática vem da consciência e postura de cada um”, conclui Rose.

 

Com todos os possíveis obstáculos, os simuladores preparam o futuro condutor para a vida real

Rose Garbellini Baccarin – Centro de Formação de Condutores Sandra – Rua Avenida da Saudade, 160 – F. (19) 3872-6159