Quando deve ser a primeira consulta da criança ao odontopediatra? Especialista tira as principais dúvidas sobre o tema

A partir do surgimento do primeiro dentinho, os pais já devem iniciar a higienização após cada refeição

Muitos pais possuem dúvidas frequentes sobre temas referentes à saúde bucal de seus filhos. O dentista, Dr. Paulo Cézar, responde às principais questões feitas pelos pais de primeira viagem.

Quando deve ser a primeira consulta da criança ao odontopediatra?
Deve ser ainda bebê, por volta de 6 meses, antes mesmo do nascimento de algum dentinho. Nessa consulta, o dentista avalia a mucosa, língua, gengiva, sendo capaz de identificar alterações e, se houver, tratar o quanto antes.

Quais são os fatores de risco?
O principal fator de risco para o início da cárie dental é a presença prolongada de carboidrato na superfície do dente. O carboidrato é um açúcar e está presente em muitos alimentos. Associada a isso, a falta de escovação e a negligência no uso do fio dental contribuem diretamente para a formação da lesão cariosa.

O que fazer para aliviar a angústia do bebê durante a fase de erupção dental?
Oferecer alimentos frios ou gelados, e também de consistência mais dura, e mordedores que não apresentem riscos para os bebês. A mãe também poderá massagear o local com o dedo ou com uma dedeira de silicone.

Qual o problema mais encontrado no prematuro?
Um dos problemas mais encontrados na boca dos bebês recém-nascidos são as Pérolas de Epstein. São cistos pequenos de queratina (proteína) que podem se apresentar na cor branca e/ou amarelada. Normalmente, aparecem na gengiva e céu da boca e não são motivos para preocupação. Desaparecem espontaneamente dentro de algumas semanas. Outro problema encontrado nos bebês é a candidíase oral (sapinho), que é a presença de colônias de fungos. São lesões esbranquiçadas presentes, principalmente, na língua e bochechas. Normalmente, isso ocorre devido ao sistema imunológico do recém-nascido não estar totalmente formado. O uso de antibióticos quando o bebê está doente também pode causar um desequilíbrio entre os micro-organismos bons e ruins, favorecendo o aparecimento da candidíase oral. O tratamento deve ser realizado por um médico pediatra através da administração de antifúngicos e a esterilização de chupetas e mamadeiras realizadas pelos pais.

Qual a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da saúde oral?
O aleitamento materno é de fundamental importância para o desenvolvimento da maxila e mandíbula. Além disso, estimula o recém-nascido a respirar pelo nariz, impedindo, assim, o desenvolvimento de uma respiração bucal. Ajuda também na postura correta da língua em repouso e no selamento da boca (contato correto entre os lábios).

A criança também pode ter doença gengival? Por que?
Sim. A criança também pode desenvolver doença na gengiva, como a gengivite. Normalmente, isso ocorre devido ao acúmulo de resíduos de alimentos presentes entre os dentes e também nas outras superfícies.

Qual a melhor idade para iniciar o tratamento ortopédico e/ou ortodôntico?
Somente a partir dos 5 anos de idade, o Ortodontista poderá intervir com tratamentos preventivos, através do uso de aparelhos ortopédicos. Nessa idade é de extrema importância a realização de um RX panorâmico para avaliar o desenvolvimento dos dentes e também avaliar se haverá espaço para a erupção (nascimento) dos dentes permanentes.

O que se deve fazer imediatamente após a avulsão do dente permanente?
Em caso de avulsão dental, que é quando o dente sai inteiro do osso, recomendamos que o dente seja reimplantado imediatamente. Caso o paciente ou os pais não consigam reposicionar, devem armazenar o dente no soro ou na própria saliva (dente dentro da boca) e ir o mais rápido possível ao dentista para realizar o reimplante. Recomendamos não lavar o dente com água. Usar sempre soro fisiológico. Após o reimplante e estabilização do dente, deve-se aguardar 10 dias para realizar o tratamento de canal.

Qual a relação da dieta com a cárie dentária?
A dieta rica em carboidratos é a principal causadora da cárie dental. Esses carboidratos são os alimentos preferidos das bactérias as quais irão dar início a formação das lesões cariosas. Os carboidratos estão presentes nas bolachas, balas, refrigerantes, chocolates, macarrão, arroz, farinha de trigo, frutas entre outros.

Quando deve iniciar a higiene dos dentes das crianças menores de 3 anos? Qual o creme dental indicado?
A partir do surgimento do primeiro dentinho, os pais já devem iniciar a higienização após cada refeição. A limpeza pode ser feita com uma gaze umedecida em água filtrada. Com o surgimento dos dentes do fundo, os pais já podem iniciar a escovação com escova própria para a idade. E usar creme dental com baixa quantidade de flúor. Para crianças menores de 3 anos, colocar uma quantidade de pasta na escova equivalente a um grãozinho de arroz. Já nas crianças acima dos 3 anos, podemos colocar um pouco mais.

Dr. Paulo Cézar
Clínico geral e Especialista em Ortodontia
CROSP 102821
Clínica Dentista para Todos
F. 3812-5060