Quando devo pensar em mudar de emprego?

Pode parecer uma decisão difícil, mas, algumas vezes, é necessário

Final da tarde de domingo, e vem aquele aperto no estômago. Qual a causa? Lembrar que, ao acordar, tem que ir trabalhar.
Se você está sentindo isso, deve repensar sua vida, e ver se é isso mesmo que quer para sua vida profissional, lembrando que vida profissional e pessoal andam juntas, sim.
Outros sintomas, tais como: ansiedade, fadiga, nervosismo, tristeza, stress e exaustão extrema (também chamada de síndrome de bournout), são sintomas claros que você precisa mudar de emprego.

Ambiente hostil
Passamos a maior parte das nossas vidas dentro do nosso ambiente de trabalho. Logo, as pessoas com as quais convivemos e interagimos acabam se tornando tão próximas quanto nossos familiares e amigos. Mesmo em uma realidade com diversas inovações digitais e com a forte introdução do home office nas dinâmicas de trabalho, nossa interação profissional é bastante intensa. Conviver em um ambiente de competitividade não saudável, pesado, falta de respeito, perseguição, humilhação e com “chefes” sem qualquer preparo para lidar com equipes, podem prejudicar sua performance e podem provocar problemas para o seu bem-estar psicológico.

Ter um líder e não um chefe
Muito se discute a diferença entre chefe e líder. Alguns autores falam, de forma resumida, que chefes mandam e líderes fazem junto com você.
De um modo geral, o líder está preocupado com os resultados da organização e como unir as mãos com seus colaboradores para chegar até lá. Enquanto os chefes não se preocupam com o desenvolvimento da equipe, nem da empresa, mas apenas o com seu próprio.
Desenvolver um colaborador não é só enchê-lo de treinamentos, mas envolve conversas de carreira, feedbacks verdadeiros entre pares e, principalmente, dar oportunidade para novos desafios, sempre acompanhados de orientações.
Se você percebe que o seu líder é reconhecido como um chefe e não consegue ver um crescimento na empresa devido algumas limitações, por favor, atualize o currículo e procure um lugar que vai te fazer crescer, enxergar e potencializar suas habilidades.

Qualidade de vida no trabalho
2022 – os conceitos mudaram muito ao longo de décadas. Hoje, as pessoas buscam muito qualidade de vida no trabalho, diferente de tempos atrás, onde somente o salário era o alvo principal. Happy hour com amigos, festas, família e trabalho podem conviver harmoniosamente, e isso ajuda muito na qualidade de vida, dentro e fora do trabalho.
Ser elogiado e reconhecido é, de fato, uma das principais atitudes para motivar um colaborador, mas apenas elogios não pagam contas e nem dão qualidade de vida. Os dois precisam caminhar juntos para que, no final, todos saiam ganhando.

Liberdade para opinar e inovar
Costumamos dizer que os colaboradores são as melhores pessoas para buscar inovações no trabalho, pois são eles que estão na linha de frente de um determinado setor, e suas opiniões deveriam, sim, ser ouvidas por seus superiores; infelizmente, não é isso que geralmente acontece. O ego não permite esses superiores ouvirem opiniões contrárias.

Não ter um próximo passo – estagnação
A maior insatisfação das pessoas, em sua grande maioria, é a estagnação. Aqui, quero atentar para um ponto importante: é preciso cuidar da ansiedade. As novas gerações são cada vez mais imediatistas, e, quando estou me referindo a crescimento dentro de uma organização, é preciso termos paciência. O mais relevante não é o quando vai acontecer, e sim, o porquê você deseja “chegar lá”. Muitas vezes, queremos muito uma promoção, cargo ou título e nunca nos perguntamos os reais motivadores de termos esse objetivo.
Mudar de emprego pode parecer uma decisão difícil, mas, algumas vezes, é necessário. Afinal, não é saudável para você nem para a empresa ficar em meio ao desconforto de não estar mais realizando o que gostaria ou deveria fazer.
Planeje a mudança e tenha como principal alvo ser feliz.

Odair Camargo
Coach especialista em treinamentos e RH,
Headhunter