Quando é necessário fazer uso de aparelhos ortodônticos?

Eles são necessários e indicados, principalmente, quando se observa uma desarmonia no posicionamento dos dentes

Dr. Paulo Cézar Clínico geral e Especialista em Ortodontia CROSP 102821

Quando é necessário usar aparelho nos dentes?
Os aparelhos ortodônticos são necessários e indicados, principalmente, quando se observa uma desarmonia no posicionamento dos dentes, e também quando existe uma deficiência no crescimento ósseo da mandíbula ou da maxila, e de ambas estruturas.

Existe idade certa para iniciar o tratamento?
A idade correta para se iniciar o tratamento ortodôntico é a partir dos 5 anos de idade. Existem casos que, aos 5 anos, já se pode iniciar um tratamento ortopédico preventivo e interceptivo. Aparelhos fixos não são indicados nessa idade, no caso, na infância.

Quanto tempo, em média, dura o tratamento?
O tratamento ortodôntico corretivo, feito com aparelho fixo, dura, em média, 2 anos. Já os tratamentos ortodônticos preventivos e interceptivos que vão estimular o crescimento ósseo da criança, duram, em média, 12 meses.

Quando iniciar o tratamento? Quais procedimentos são necessários?
Para se iniciar um tratamento ortodôntico, tanto corretivo, quanto interceptivo e preventivo, é necessário que a saúde bucal esteja em dia, ou seja, não pode ter lesões de cárie e inflamação gengival. Tendo uma saúde bucal em dia, é necessária a realização de uma documentação ortodôntica, um documento que o profissional especialista irá usar para estudar e fazer o planejamento correto do tratamento.

Quais são os aparelhos disponíveis hoje em dia?
Existem diversos tipos de aprelhos ortodônticos. Temos os aparelhos que são utilizados na ortopedia facial dos maxilares, que são aparelhos que vão estimular o crescimento e o desenvolvimento ósseo da criança. São aparelhos removíveis e são usados dos 5 aos 12 anos de idade. Temos também os aparelhos fixos corretivos, que são colados na superfície dos dentes. Temos as opções do aparelho fixo convencional, aparelho fixo autoligado, aparelhos fixos estéticos, cerâmicos e de safira. E também aparelhos linguais. Os “aparelhos invisíveis” também estão sendo muito falados no momento. São aparelhos que já existem há algum tempo, mas agora que “estão na moda”. São placas de acetato e são invisíveis mesmo, bem discretos e também fazem a correção ortodôntica. Mas são aparelhos aplicados somente na idade adulta e na adolescência, ou seja, somente em dentições permanentes. Existem algumas marcas comerciais como Invisalign, que tem essa modalidade de tratamento, que é bem mais cara, então, o acesso a este tipo de tratamento é menor, dependendo do públcio que a gente trabalha.

O aparelho móvel é tão eficiente quanto o fixo?
Os aparelhos removíveis, popularmente chamados de aparelhos móveis, são eficientes como os aparelhos fixos. Têm indicações para idades diferentes em relação à ortopedia corretiva com aparelho fixo, desde que o paciente use-o de forma adequada. Temos que lembrar que a correção só será eficaz desde que o paciente use o aparelho. Portanto, o aparelho removível é tão importante quanto o fixo.