Quando não sabemos esperar

Não sei se é só comigo, provavelmente não… mas, por muitas e muitas vezes, penso que o mundo anda um tanto quanto insaciável a respeito de novidades.
O tempo, todos nós queremos novidades. Queremos que as coisas estejam 100% do tempo em movimento e, ainda por cima, em movimento de fatos agradáveis.
Queremos ter o que mostrar ao mundo, queremos ver coisas que nos surpreendam, que nos encham os olhos, que causem euforia. Nos enjoamos rapidamente de coisas que ainda ontem eram novas para nós e, assim, loucamente, continuamos procurando matar a nossa fome por aquilo que ainda pode acontecer.
O fato é que, enquanto colorimos as páginas do nosso dia a dia com sonhos, projetos, planos e desejos sem fim, a rotina continua acontecendo, muitas vezes, aquém do esperado, ou numa marcha mais lenta do que a que gostaríamos que tudo estivesse caminhando, caso tivéssemos controle absoluto de tudo o que acontece em nossas vidas.
Mas… isto não é nada bom!
Cada dia é um dia! As coisas vão acontecendo. Vão se formando e sendo aperfeiçoadas, dia após dia. Não dá, simplesmente, para pular para a etapa final das coisas. De tão ansiosos que somos, acabamos insatisfeitos e frustrados e, se não tomamos cuidado, acabamos por pensar que fomos esquecidos por Deus (ah! e como me encaixo nisso). É meio como quando você está gripado e fazem sua comida favorita, que você come sem sentir o seu sabor.
Apesar das minhas inquietações, apesar de ter até mesmo duvidado, eu sei que dentro de mim, para minha própria salvação, há uma voz dizendo constantemente: “Repare como Deus tem feito tudo formoso e perfeito a seu tempo! Repare como as coisas estão todas progredindo no sentido de uma resposta positiva, ainda que possa não parecer. Ele está no controle de tudo!”
Mesmo que não pareça, quando deixo de lado a inquietação e me assento, com calma, vejo Deus mexendo e remexendo peças o tempo inteiro, a fim de posicionar minha vida como eu queria. E isto é mais do que um bom motivo para agradecer.
Me lembro de quando exercia meu ministério, uma das preleções que fiz (me lembro de praticamente todas, rsrs) baseada no versículo 19 do capítulo 43 do livro de Isaías.
Esta passagem fala das coisas novas que Deus faz e que, muitas vezes, não notamos. Tanto que, nesta passagem, Deus pergunta: Por acaso ainda não notaram?
Aos poucos as coisas novas ficarão bem claras diante dos nossos olhos.
Tristeza se transformará em alegria, fracasso se transformará em vitória, renúncia se transformará em recompensa, desentendimentos se transformarão em relacionamentos firmes, sonhos se transformarão em realidades.
A segunda parte desse mesmo versículo fala de um caminho no deserto. Como criar um caminho no deserto, se as pesadas logo são encobertas? Só Deus o pode fazer! Em seguida, Deus promete rios em lugares ermos, ou seja, abandonados. Água é vida; onde não há água, dificilmente, a vida se mantém. Mas, lendo esse versículo, entendemos que Deus abrirá logo um rio corrente, levando vida aos setores fracassados, mortos, abandonados de nossa vida.
Sim, apesar das minhas inquietações, sempre que acalmo meu espírito vejo todas estas coisas, apesar de muitas vezes ainda me pairarem dúvidas e eu me afundar nelas.
Sou como uma criança esperando a data especial para receber um presente prometido e desejado.
Sou como uma criança porque elas, dificilmente, controlam suas emoções e eu também tenho dificuldade com isso muitas vezes, mas sei que estes presentes já estão embrulhados, guardados em algum lugar especial para mim. Basta esperar chegar, agradecer e… viver!

Vitor José de Mattos
Membro da Assembleia de Deus –
Madureira