Você provavelmente se lembra da história de Sodoma e Gomorra em Gênesis. Dois anjos, na forma de homens, chegaram até as portas de Sodoma. Muito provavelmente eles se vestiam como qualquer pessoa comum.
O sobrinho de Abraão, Ló, assentava-se junto aos portões da cidade, possivelmente ocupando alguma posição oficial. (Ele talvez fosse um dos anciãos da cidade, que recepcionavam os visitantes). Quando Ló avistou os dois estranhos, ele os saudou – talvez ciente em seu espírito quanto a algo sobrenatural no aspecto deles.
Quando os anjos contaram a Ló que eles iriam dormir na rua naquela noite, ele ficou horrorizado. As Escrituras informam que Ló era um homem justo, que vivia em uma cidade corrupta cheia de bandos de homossexuais – homens lascivos, estupradores e violentos que saiam em busca de presas. A alma de Ló era afligida por todo o mal indescritível que ele via em Sodoma. Dia e noite a sociedade havia se tornado consistentemente mais vil.
Eventualmente os pecados de Sodoma alcançaram os céus – e agora Deus havia enviado os dois anjos para monitorar a cidade.
Ló imediatamente os convidou para ficarem em sua casa como convidados, naquela noite. Ele foi tão persistente que os anjos concordaram em ir com ele para o seu lar. Então Ló os recebeu em sua casa e os alimentou.
Contudo, antes que os anjos pudessem se recolher à noite, uma turba barulhenta e feroz de homens se reuniu na rua. Eles cercaram a casa de Ló e deram pancadas na porta gritando: “Traga aqueles homens para fora! Deem-nos para que possamos os conhecer”.
Que cena inacreditável e horrorosa! Esses homens violentos tencionavam surrar os dois visitantes estrangeiros. Ló ficou tão desesperado que fez algo inconcebível: ele ofereceu as suas duas filhas à multidão! Ele lhes disse: “Vou lhes enviar as minhas filhas em vez daqueles homens. Façam com elas o que quiserem”.
Depois que Ló se recusou a ceder os dois homens, os sodomitas o empurraram para o lado e tentaram derrubar a porta. Os anjos, sem dúvida usando de força sobrenatural, puxaram Ló para dentro de casa e trancaram a porta atrás deles. Á estas alturas, eles já haviam visto o suficiente; eles sabiam que teriam de agir.
Primeiro, eles lançaram cegueira sobre a multidão. Eis o poder de cegueira da lascívia: mesmo após haverem sido cegados, os sodomitas cambaleando ainda tentaram achar a porta da casa de Ló. Eles estavam sob julgamento e nem sabiam disto!
A seguir, os anjos levaram Ló para um lado e lhes disseram: “Destru´´iremos esta cidade pela manhã. O clamor da perversão soou muito alto aos ouvidos do Senhor! Então, vá avisar os seus genros de que todos vocês necessitam abandonar a cidade. Ao chegar a madrugada, você e sua família precisam fugir. Não poderemos fazer nada enquanto vocês não se forem!”.
De manhã cedo, Ló tentou despertar os seus genros. Mas, a Bíblia diz que estes o desprezaram. Provavelmente riram dele, viraram para o lado e voltaram a dormir. Então, os anjos disseram a Ló: “Partam já! Leve a sua esposa e filhas e fujam da cidade. Corram e não olhem para trás!”.
Ló, porém, foi ficando. Por alguma razão, ele não se permitia partir. Apesar de tudo que ele havia visto e ouvido em Sodoma, apesar dos avisos dos anjos, ele hesitou. De repente, os anjos agarram a ele e a sua família pelas mãos e literalmente os puxaram para fora de Sodoma. Os anjos avisaram: “ O julgamento vem chegando. Fujam para as montanhas já!”.
Permita que lhe pergunte: por que razão Deus enviou anjos para resgatar a Ló e à sua família? Sabemos que, ao final, Ló e suas filhas salvaram-se longe de Sodoma, mas seus dois genros e sua esposa foram destruídos. Por que Ló foi salvo? Por que Deus enviou anjos para literalmente arrancar este homem da destruição?
Será que foi devido à moralidade de Ló? Teria sido porque Deus havia visto algo de excepcional nele? Não! A resposta é muito simples:
“…sendo-lhe o Senhor misericordioso… o tiraram, e o puseram fora da cidade” (Gen. 19:16).
Deus estava sendo misericordioso para com ele!
Vejo Ló como sendo um tipo de crente remanescente nestes últimos dias que vive em uma sociedade corrompida que está prestes a ser julgada. Neste exato instante este país está maduro para a destruição; na realidade, a nossa nação já está sob julgamento. E Ló representa a igreja justa remanescente no meio dela, pois a Bíblia chama Ló de homem justo (v. 2 Pedro 2:6-8).
Contudo, se a igreja de Deus hoje é justa, isso é apenas devido ao sangue de Jesus Cristo, e não devido a qualquer bondade ou moralidade que o Senhor tenha visto em nós. Foi apenas a partir de Sua pura misericórdia, que Ele chegou a nós e nos arrastou para fora do julgamento – mesmo quando hesitávamos em abandonar os nossos pecados!
Pense nisto: quando você foi salvo, o Espírito de Deus o tomou pelas mãos, literalmente o puxou para fora do pecado e o estabeleceu fora do alcance da corrupção e da rebeldia. Ele o carregou para fora do julgamento, para fora de Sodoma. E talvez você não tenha partido por sua própria vontade; talvez Ele tenha te levado, como fez com Ló.
Deus abençoe grandemente a sua vida, e da sua família… Feliz Ano Novo, em Cristo Jesus, o SENHOR!
Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana de Cosmópolis