Queda de pelos de felinos pode indicar problemas renais

A queda de pelos é algo que acontece com certa frequência em felinos. Muitas vezes, por falta de informação, os donos acham isso normal, ou pior, dão o gato embora por conta de alergia, sem saber que uma troca de ração, uma visita ao veterinário, um banho frequente, podem evitar crises alérgicas.
É comum a queda moderada dos pelos dos gatos por conta da troca sazonal da pelagem duas vezes ao ano. Os gatos trocam a pelagem para renovar, reforçar a proteção do frio ou proteção do calor. “A troca acontece no verão e/ou no inverno, eles se preparam para essas estações. Uma pelagem de inverno é mais densa, uma de verão é mais rara. Então, sim, existem épocas do ano em que eles trocam de pelos. Geralmente, no primeiro e no segundo semestre do ano”, diz o Médico Veterinário Adriano Coghi Poletti.
Durante a gravidez e a amamentação, também é comum que as gatas tenham uma perda de pelos generalizada. Também pode acontecer em outras circunstâncias que causem estresse, como: cirurgias, mudanças bruscas de humor e até tristeza. Também é possível evitar a queda de pelos, por exemplo, com escovação diária, que ajuda a tirar os pelos que estão com raízes fracas ou que estão soltos, mas é preciso utilizar escovas adequadas para não machucar o animal.
Entretanto, a queda exagerada não é normal. Geralmente relacionada à qualidade da ração, mas também pode ser causada por doenças, como problemas renais, problemas de pele, ectoparasita, pulga, dentre outros fatores que devem ser analisados pelo veterinário. “Muita gente falha com ração para felinos. Muita gente acha que essas marcas de mercado, conhecidas, são boas, porém, elas não atendem a necessidade do animal. Isso vai só prejudicar a saúde do seu gato num geral. Se está havendo uma queda de pelos, significa que, por dentro, também não está legal e que está faltando alguma coisa”, explica.
É necessário todo um investimento no tratamento das doenças citadas acima e no tratamento para a queda de pelos. “Se você vai ter um animal, analise se você tem condição financeira de dar uma vida boa em relação a nutrição para o seu animal, para não ter problemas. Você tem que estar preparado para o manejo ideal, senão você vai colher frutos podres”, afirma Adriano.
A troca de ração deve ser o primeiro passo para a melhora desse problema. Trocar a ração por uma prescrita pelo veterinário é muito importante. “Rações de baixa qualidade não têm as vitaminas necessárias, na quantidade necessária, ou seja, vitamina D, vitamina A e Omega 3. Você só vai encontrar isso na ração boa, de confiança”, alerta o veterinário.

Adriano Coghi Poletti
Médico Veterinário
Clínica Vila Bicho