Quem é Deus?

Ele é a Rocha, as Suas obras são perfeitas e  todos os Seus caminhos são justos. Deus é Fiel e não comete erros, Justo e Reto Ele é! Deut.32:4

Essa é uma pergunta interessante. Sabemos algo sobre os atributos de Deus: Ele é o Criador de todas as coisas, com misericórdia Se revelou a nós através das Escrituras, da natureza e do Seu filho. Sabemos que Deus é Espírito, Eterno, Invisível e Todo-Poderoso. Criador e Sustentador do universo, Preservador de tudo. Ele é Santo, Justo, Onisciente, Infinito em misericórdia, sabedoria e pureza.
Indiscutivelmente, somos limitados em nossas ideias, quando tentamos descrever Deus. Usamos muitas palavras e expressões, mas não conseguimos externar como O vemos! Verbalizamos muitas coisas sobre Ele, mas nossa mente não consegue compreender!
Nosso vocabulário é tão pobre e vil, que não conseguimos transmitir ideia alguma sobre o Deus que fez esse mundo grandioso do nada e para quem um dia é o como mil anos, e mil anos como um dia!
Nosso intelecto é tão limitado para entendê-Lo, Ele, que é Perfeito em todas as Suas obras, Perfeito em determinar os dias e as horas em que Júpiter, com todos os seus satélites, viaja ao redor do sol (isso parece muito complexo), e perfeito ao criar o menor dos insetos que se arrasta pelo chão (isso parece irrelevante). Estamos tão ocupados que não compreendemos o Ser que comanda tudo, no céu e na terra, através da providência universal, ordenando ascensão e queda de nações e dinastias, determinando os últimos passos na vida do homem, seja poderoso ou a mais humilde criatura entre os povos. Tudo isso é glorioso!
Assim como um cego não pode julgar as pinturas de Da Vinci ou Van Gogh e um surdo não pode apreciar as melodias de Handel, não é possível a mente humana absorver Deus, logo as melhores e mais criativas ideias que o homem pode ter de Deus são limitadas se comparadas à realidade que um dia presenciaremos.
Entretanto, acredito estar muito claro que quanto mais calmamente o homem pensa no que Deus realmente é, mais deve perceber a distância imensurável entre ele e Deus. Quanto mais ele medita, mais deve ver que há um abismo profundo entre ambos. Caro leitor, nossa consciência nos dirá, caso a deixemos falar, que Deus é Perfeito, mas nós não; Deus é Majestade Gloriosa, nós pobres pecadores. Ao nos apresentar diante de Deus no julgamento, precisaremos de uma ajuda poderosa, caso contrário, não seremos salvos.
Se temos que prestar contas a alguém como Deus, é melhor termos um Salvador Poderoso! Para sermos entregues a um Ser tão Glorioso e Justo como Deus, devemos ter um Advogado e igualmente Poderoso ao nosso lado, que poderá nos defender de todas as acusações a que nos submetam e advogar nossa causa com Deus em termos justos. ESSE ALGUÉM É JESUS, O FILHO DE DEUS! PRECISAMOS DISSO, NADA MAIS QUE ISSO!

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade.
Adaptado do Livro Apenas um
Caminho de J. C. Ryle