Quem produz mais? O patrão ou o funcionário?

O que você pensa? Você gostaria de ser patrão ou você gostaria de ser empregado?
Todo mundo já ouviu: tempo é dinheiro ou quem tem muito tempo costuma não ter dinheiro e quem tem muito dinheiro geralmente não tem tempo para nada. Há pessoas que preferem ser patrão e outras que preferem ser funcionário. Quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma delas?

O patrão trabalha vinte e quatro horas por dia, de segunda a segunda, de janeiro a janeiro. O patrão não tem sossego nunca, ele tem que estar sempre trabalhando, sem folga e com energia e novos projetos em andamento. Já o empregado tem direitos trabalhistas, tem férias, dia santo, trabalha oito horas, sete horas, seis horas, quatro horas.

14082015_espaco (1)

Vania Oliveira é especialista em Treinamento Empresarial

E o patrão não tem direitos, somente ao que ele conquistar e, se tiver tempo para usufruir do que gosta, já está no lucro. A vantagem do patrão é a prosperidade. Têm muitos patrões organizados, decididos e que têm tempo para tudo e hora para nada, trabalham de madrugada, tudo em nome da produtividade, sem perder os compromissos profissionais, mas, equilibrando com uma vida capaz de aplicar energia em todas as áreas importantes, tais como: filho, pai, marido, profissional, amigo, sócio do clube. Cada um é cada um.

Alguns funcionários, digamos, ganham salário, benefícios e ainda jogam na loteria; se ganharem, ganharam, mas, mesmo assim, jogam na esperança de ganhar mais. Uma coisa é fundamental por trás de nossas atitudes, temos a motivação. O que move você na direção que você quer é a motivação. Responda para você mesmo, quando você escolhe, o que você escolhe é o que realmente você quer ou você evita pensar e faz o que tem que ser feito?

Saiba que você pode caminhar por onde quiser. Para ser mais específico, isso tem até nome, que é corrida de objetivo ou fuga de negativo. Quando você resolve fazer algo, você não fica parado, você conecta com suas atitudes sua disposição. Todos nós somos desafiados, a própria vida nos coloca nessas situações e temos que fazer escolha a todo momento, todo dia.

Tudo está na experiência, tudo reside na vivência. Quando você escolhe ser patrão, você determina a sua forma de agir, as medidas a serem tomadas para que sua empresa seja um sucesso. Você pensa na abundância e o funcionário já pensa na escassez de trabalho. O cérebro não registra: “Eu não quero ficar pobre”; ele registra de imediato a pobreza, a falta de dinheiro, essa é a diferença dos dois pensamentos.

Minha dica: Qualquer que seja sua escolha, esteja muito consciente, muito preparado com o que você está esperando viver, os sentimentos dentro de você, a certeza dentro de você, que será impressa na sua vida, nas coisas e nas situações. Não evite e não se defenda, escolha simplesmente o que você quer, esteja atento quando tiver que fazer uma escolha, já se sinta conectado com o que você quer, com coisas positivas, já se imagine naquela situação, como você irá agir, se é de uma forma ou de outra, sabendo que esse é o verdadeiro caminho para você criar sua realidade, sendo patrão ou funcionário. Mais sucesso a todos!

Por Vania Oliveira
Especialista em Treinamento Empresarial